As lideranças da direção nacional da CONTRAF BRASIL estão reunidas em Brasília entre os dias 31 de julho a 2 de agosto para definir estratégias e ações para o próximo período mediante as eleições, como também realizar um balanço das atividades do primeiro semestre de 2018, no que foi possível avançar em políticas públicas para agricultura familiar.
No primeiro dia de encontro os temas abordaram a atual situação de cada federação tanto na organização sindical como avaliação das mobilizações realizadas.
Ainda, com a presença da subsecretária de reordenamento agrário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Raquel Santori, foi discutido o andamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As federações já cumpriram as primeiras fases do projeto e aguardam a liberação dos recursos para iniciar a execução.
E, no balanço das ações das federações no primeiro semestre apesar do desmonte de vários programas que fortalecem a agricultura familiar como o PAA, crédito, assistência técnica e extensão rural, a categoria conseguiu avançar na retomada da formação sindical, alternativas que dão continuidade a comercialização dos produtos, ampliação dos espaços, participação em feiras e fazer o enfrentamento dos retrocessos atuando nas mobilizações regionais e a nível nacional.