Agricultura familiar na seleção das Olimpíadas 2016

03/02/2016 - 16:20

Agricultura familiar terá oportunidade de divulgar sua produção nas praças ?Brasil Saudável e Sustentável?, localizadas em quatro pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Contagem regressiva para o maior evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos – Rio 2016. No momento em que o mundo se volta para o País, a agricultura familiar terá oportunidade de divulgar sua produção nas praças ‘Brasil Saudável e Sustentável’, localizadas em quatro pontos turísticos do Rio de Janeiro. A iniciativa é realizada pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 

Segundo o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor do MDA, Marcelo Piccin, a participação no Rio 2016 fortalece a identidade da agricultura familiar na produção sustentável. “A agricultura familiar é reconhecida no País como uma grande fornecedora de alimentos sustentáveis e saudáveis para a população brasileira. Os jogos olímpicos são importantes para consolidar a agricultura familiar como grande fornecedora de alimentos saudáveis para o Brasil e o mundo”, ressalta.

 

Seleção

 

Para participar de uma das praças, os empreendimentos devem acessar o edital de chamada pública disponível no site do MDA (http://goo.gl/2hU7eF) e enviar ficha cadastral até o dia 2 março. É importante lembrar que os grupos inscritos devem ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e estar de acordo com a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

 

Ao todo, serão selecionadas até 45 organizações familiares, para participar da campanha. “Serão montadas estruturas de comercialização em quatro espaços no Rio de Janeiro. As praças serão adequadas para que as cooperativas possam demonstrar e vender seus produtos dos dias 5 a 14 de agosto de 2016”, explica Piccin. A ideia é que cada local tenha de dez a 12 cooperativas familiares.

 

A divulgação da lista com as organizações selecionadas está prevista para o dia 14 de março de 2016. Para classificação dos empreendimentos inscritos serão levados em consideração alguns critérios como possuir o Selo da Agricultura Familiar (Sipaf) e trabalhar com produtos agroecológicos e da sociobiodiversidade.

 

Mais informações entre em contato por telefone: MDA (61) 2020-0609 ou com o MDS (61) 2030-1670.