Em torno da Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo do Distrito Federal (GDF), cerca de 500 trabalhadores do campo acampados aguardam confirmação de audiência com Agnelo Queiroz o governador do Estado. Ao secretário, a entidade reivindica a intermediação nos processos de reintegração de posse e, apoio à produção.
“A FETRAF-DFE tem dez acampamentos, com 3.200 famílias. Queremos que o secretário faça a interlocução para barrar os pedidos de reintegração e desocupação até que as famílias possam ter um destino certo. Nem nas margens das estradas elas podem ficar”, informou Francisco Miguel de Lucena, Chiquinho, coordenador da FETRAF-DFE.
Na pauta de reivindicação entregue a Lúcio Taveira Valadão, secretário de Agricultura, a entidade cobra apoio a produção, com distribuição de insumos e sementes, fomento à organização de cooperativas de produção e comercialização e à constituição de agroindústrias.
Além disso, a FETRAF pede a participação no Conselho Gestor do Fundo de Aval (Programa de financiamento que possibilita o acesso à crédito para agricultores familiares e; a criação da Secretaria de Desenvolvimento Fundiário, Ordenamento e Regularização Fundiária.