Fetraf Goiás marca presença mais uma vez na Agro-Centro Oeste Familiar

30/05/2019 - 00:07

Representando o sistema Contraf Brasil e Fetraf GO Caipônia falou na abertura do evento, sobre a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos.

É chegado o grande dia da maior feira da Agricultura Familiar do Centro Oeste, a Agro-Centro Oeste Familiar 2019. O evento, que teve abertura oficial nesta quarta-feira (29), segue até o dia 1 de junho, em Goiânia.

Há mais de 80 empreendimentos familiares e 300 estudantes na organização da feira. A Fetraf Goiás é uma das entidades também presentes, representando os agricultores e agricultoras familiares do estado.

Na abertura, Antônio Pereira das Chagas, mais conhecido como Caiapônia da direção da Fetraf GO, ressaltou a importância da agricultura familiar para produção de alimentos que compõe a mesa dos brasileiros. Ele destacou a capacidade do modelo de produção com sustentabilidade e que é um dos principais meios que contribuem com a geração de empregos no campo.

Ainda, como agricultor familiar, também denunciou a atual conjuntura política de desmonte das políticas públicas que fortalecem a agricultura familiar e a reforma agrária como o Minha Casa Minha Vida Rural e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "Todos eles estão atualmente sob ameaça", disse.

Na oportunidade, Caiapônia também da Fetraf chamou atenção dos representantes ali presentes no evento para que olhem para os agricultores familiares. "Temos força e vontade para produzir, mas precisamos do apoio do estado", afirmou.

A Agro-Centro Oeste Familiar nasceu no ano 2000, mas foi em 2005 que os organizadores adotaram a atual prioridade de incluir os agricultores familiares e trabalhadores rurais na comunidade acadêmica. O evento é mais um espaço em que estes trabalhadores e trabalhadoras podem apresentar seus produtos e produção, como também mostrar como é a vida no campo.

A próxima edição da Agro-Centro Oeste Familiar, em 2020, já foi anunciada e deve ocorrer no IFGoiano, Câmpus Ceres.