Contraf Brasil presente na oficina: Mulheres da CUT

01/08/2019 - 11:24

O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira com a discussão: “construindo ações coletivas frente ao desmonte de políticas públicas e de trabalho”.

Começou hoje, 1 de agosto, a oficina: Mulheres da CUT construindo ações coletivas frente ao desmonte de políticas públicas e de trabalho. Lideranças da Contraf Brasil participam das atividades que também faz parte da etapa de preparação para o CONCUT (Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia). O evento será realizado na Praia Grande, litoral Sul de São Paulo, entre os dias 7 e 10 de outubro, com o tema "Sindicatos Fortes = Direitos, Soberania e Democracia".

Entre os objetivos, a central destaca: intensificar e aprofundar o debate; definir estratégias e elaborar um plano de lutas para fazer frente aos desafios que estão colocados para a classe trabalhadora; para o movimento sindical e para o povo brasileiro.

Na oficina desta quinta-feira, os dirigentes participam da discussão "Interseccionalidade de raça e geração nas políticas voltadas a inclusão das mulheres - principais nós" e "Direitos sexuais e reprodutivos - direito a maternidade livre".

“O papel da mulher na agricultura familiar vai além da produção de alimentos, nós somos essenciais na luta para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional das populações e para a erradicação da fome no mundo”, enfatiza Lucimar Martins, coordenadora da Fetraf de Minas Gerais, presente na atividade da CUT.

Segundo a agência da ONU, as mulheres rurais são responsáveis por 45% da produção de alimentos no Brasil e nos países em desenvolvimento. Na maioria dos casos, elas trabalham tanto no campo como em casa, cerca de 12 horas semanais a mais que os homens. Ainda assim, somente 20% delas são proprietárias de terras. Cerca de 90% do que as mulheres rurais lucram no campo é reinvestido na educação e no bem-estar da família. Além da justiça social, o empoderamento feminino pode representar um aumento de 30% na produção agrícola e garantir a segurança alimentar do planeta, segundo a FAO.

Na oficina da CUT, Lucimar apresenta não apenas as questões relacionadas a organização sindical, mas também o papel da mulher do campo como produtora de alimentos e liderança nos espaços de poder. O evento segue até amanhã, 2 de agosto.