Encontro Nacional de Juventude para a Construção do Plano de Formação da Agricultura Familiar da FETRAF/BRASIL

08/12/2015 - 21:23

O Encontro Nacional de Juventude para a Construção do Plano de Formação da Agricultura Familiar da FETRAF/BRASIL começou nesta terça-feira (08), no CNTI de Luziânia- GO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Encontro Nacional de Juventude para a Construção do Plano de Formação da Agricultura Familiar da FETRAF/BRASIL,  começou nesta terça-feira (08), no CNTI de Luziânia- Go.

Com a parceria do SESI,  foi possível reunir todos esses jovens para debater políticas públicas que estimulem a permanência deles no campo e continuem a exercer essa prática tão importante para o Brasil.

Aproximadamente 40 jovens que representam a agricultura familiar de 18 estados brasileiros, o objetivo central da reunião é construir um plano de formação de lideranças da agricultura familiar para melhorar o desenvolvimento  de um projeto sólido dessa categoria tão importante do País.

Além disso, os jovens querem fortalecer a produção de alimentos, discutir a sucessão da propriedade da terra e das organizações da agricultura familiar, convocando a juventude para participar das cooperativas, associações, federações e sindicatos.

“Tudo isso trabalha a favor de uma organização mais forte e capaz de interferir no desenvolvimento de produção saudável que almejamos para o nosso País”. Informa Auri Junior, coordenador da Juventude da FETRAF/BRASIL.

“A juventude tem a grande responsabilidade de pensar no presente e no futuro da agricultura familiar. Esse plano de formação vai nortear os princípios dessa construção”. Destacou o jovem entusiasmado com o evento.

“A juventude é a força e a ousadia de toda e qualquer organização trabalhadora. Cabe à juventude “intimar” homens e mulheres para irem a luta, irem além.  O papel do jovem agricultor  é trazer  inovação e lutar sempre pela bandeira da agricultura familiar”. Concluiu o Coordenador.

 

Principais objetivos do encontro

 

Construção de um programa de formação multidisciplinar para a juventude da agricultura familiar;

 

Fortalecer o trabalho de base e de disputa de projetos de desenvolvimento do campo, na perspectiva da Agricultura Familiar;

 

Instrumentalizar os jovens agricultores e agricultoras familiares e suas organizações com um conjunto de conceitos básicos e ferramentas de intervenção para que possam atuar de forma qualificada e articulada, no acesso às políticas públicas;