Fetraf Goiás busca parcerias para potencializar produção da Agricultura Familiar

05/07/2019 - 12:34

Reunião entre federação e governo do estado trataram sobre logística e infraestrutura de apoio para agricultura familiar

Levar mais alimentos saudáveis para a mesa dos brasileiros. Esse é um dos objetivos da Agricultura Familiar ao entregar a pauta de reivindicações para o superintendente de Agricultura Familiar e Gerência de Produção da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento em Goiás (SEAPA).

A Fetraf Goiás participou de uma reunião que tratou sobre a construção de parcerias que contribuam com o avanço nas questões de logística, transporte, melhoria e recuperação de estradas, inspeção sanitária, industrialização, regularização fundiária, crédito, e qualificação do setor.

“Para o alimento chegar à mesa dos brasileiros precisamos ter condições viáveis. A condição das estradas é uma delas. Hoje, em algumas comunidades, por exemplo, o acesso é quase impossível. E para que a comunidade tenha êxito na comercialização dos seus produtos é necessário se ter uma logística e transporte”, explica Gerailton Ferreira, coordenador da Fetraf Goiás.

A ideia, segundo a organização sindical, é realizar parcerias entre prefeituras, entidades e governo do estado para melhorar o tráfego entre os municípios, facilitando o transporte dos produtos e consequentemente sua comercialização; criar mecanismos para facilitar a industrialização dos produtos da agricultura familiar e assim agregar valor à produção; retomar a política de regularização fundiária e de crédito que estão paralisadas no estado; e investimentos na área de equipamentos para a agricultura familiar, criando condições de financiamento e acesso para os agricultores e agricultoras, principalmente os assentados.

A pauta, pontual, buscar avançar no desenvolvimento e fortalecer a agricultura familiar no estado.

Ainda, ficou acordado entre Fetraf e superintendência da Agricultura Familiar que, para a realização dos projetos, a organização sindical irá apresentar um documento, com o levantamento das regiões e suas potencialidades de produção para que o estado tenha o foco de como investir em cada município.