Jovens participam de reunião do Condraf em Brasília.

09/04/2015 - 10:46

Uma série de atividades e discussões sobre as pautas da juventude rural marcaram o encontro que reuniu mais de 10 jovens lideranças de diversas entidades rurais de todo o Brasil.

 

  O coordenador do coletivo de jovens da Fetraf-RS, Douglas Cenci, participou nos dias 07 e 08 de abril da reunião do Comitê Permanente de Juventude Rural do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf), em Brasília.  Uma série de atividades e discussões sobre as pautas da juventude rural marcaram o encontro que reuniu mais de 10 jovens lideranças de diversas entidades rurais de todo o Brasil.

Na terça-feira (07) o grupo discutiu e elaborou propostas para a “Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)” a qual deverá beneficiar cerca de 20 mil jovens no país. A quarta-feira (08) foi marcada pelo encontro com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, na sede do MDA. O comitê apresentou e pediu o apoio do ministro para a execução da pauta de reivindicações da juventude para o ano de 2015. Entre as solicitações estão a efetivação da chamada pública de Ater, a criação de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) específica para os jovens,  garantia de participação da juventude na construção do Plano Plurianual do MDA e inserção do Pronatec Campo no âmbito do ministério.

Ananias garantiu que a juventude rural será tema prioritário no MDA e também assumiu compromisso com a chamada de Ater para jovens, agroecologia e com a flexibilização da DAP.  “O ministro tem uma profunda compreensão da realidade do campo e dos anseios da juventude e mostrou-se muito aberto ao diálogo, bem como, ao acolhimento de nossas demandas, fato que nos deixa satisfeitos e tranquilos quanto à efetivação das nossas pautas”, destaca Douglas Cenci.

Um novo encontro da juventude com o ministro para dar prosseguimento na pauta está previsto para o dia 12 de maio, na capital federal.