Balanço do Consea identifica necessidade de participação social

09/12/2011 - 00:00

Membros do Conselho avaliam ações de 2011 e da 4ª Conferência Nacional

Na última quarta-feira (7) ocorreu, em Brasília, 26ª Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Ao fazer um balanço da atuação em 2011, e em especial da 4ª Conferência Nacional, que foi realizada em novembro, em Salvador (BA), um dos consensos da reunião é de que o Conselho precisar garantir maior participação social.

O Consea foi instalado em 2003 com a função de assessorar o Presidente da República na formulação de diretrizes e políticas que garantam o direito humano à alimentação em todo o Brasil.

Formado por agentes do governo e representantes da sociedade civil, o Conselho faz a articulação entre poder público e sociedade para a proposição de ações e programas na área da alimentação e nutrição.

De acordo com Elisângela Araújo, a avaliação da atuação do Consea em 2011 é muito positiva. Mas a participação social precisa ser ampliada. “O controle social precisa ser maior e feito de uma forma mais dinâmica e forte para o acompanhamento das políticas. Assim como é preciso ter maior participação das organizações”, avaliou.

Sobre a 4ª Conferência Nacional, a observação da coordenadora é de que ela poderia também ter sido mais dinâmica. Pois “teve o caráter de referendar o acúmulo do debate ocorrido durante todo o ano”.

Também na Plenária esteve em pauta a apresentação do novo texto da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), discussões sobre a Conferência Rio+20 e informes sobre o processo de transição do conselho para o período 2012/2013.