Organizações discutem desafios para participação nas chamadas públicas

16/08/2019 - 18:45

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de São Paulo esteve presente levando as considerações dos galpões de armazenagem

Representantes das organizações sindicais dos trabalhadores da Agricultura Familiar, povos do Campo, da Floresta e das Águas de vários movimentos sociais, cooperativas de produção, incluindo a FAF – São Paulo participaram de uma reunião para debater os desafios no mercado institucional de alimentos.

A atividade ocorreu no município de Santo André, localizado a cerca de 20 km da capital de São Paulo. O objetivo é organizar as entidades para que elas possam participar das chamadas públicas com exigências maiores, incluindo, a questão dos galpões de armazenagem.

Recentemente, o governo Bolsonaro anunciou que pretende privatizar ou desativar 27 armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com um total de 92 armazéns distribuídos por todo o país, a estatal é responsável pela política de preços mínimos de produtos agrícolas, a partir de formação de estoques. A Conab também opera programas de doação de alimentos a segmentos mais vulneráveis da população.

Representantes da agricultura familiar dizem que, com a privatização, esses armazéns passarão a serem administrados por empresas do agronegócio, prejudicando o pequeno produtor.

A reunião, também trouxe a questão para a discussão frente a esse desafio.