Fetraf Bahia avança nas políticas públicas da Agricultura Familiar junto ao Governo do Estado

10/08/2017 - 11:22

As lideranças entregaram uma pauta com 10 pontos chaves para o fortalecimento da agricultura familiar ao governador Rui Costa

Lideranças da agricultura familiar da Fetraf Bahia e que compõe o Fórum Baiano da Agricultura Familiar, participaram de audiência pública com o governador do estado Rui Costa nesta quarta-feira 09.08 para tratar sobre políticas públicas que irão avançar na produção e comercialização de alimentos saudáveis.

Para o coordenador geral da Fetraf Bahia Rosival Leite, estas são ações estruturantes que vão fortalecer a agricultura familiar da Bahia. “Dentre os principais pontos está a política de convivência com o semiárido com foco nos recursos hídricos, ampliação da assistência técnica e extensão rural, escolas agrícolas para agricultura familiar, regularização fundiária e a comunicação estratégica, que são pilares para o avanço”, explica.

A pauta entregue pelos representantes reivindica ao todo 10 pontos chaves para a continuidade dos trabalhos da agricultura familiar, cujo objetivo é produzir com sustentabilidade buscando a soberania alimentar do país.

Elisangela Araújo, coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), da direção da Fetraf Bahia e também da executiva nacional da CUTdisse que a reunião é um exemplo do empenho do governo baiano para o crescimento da agricultura familiar. “Queremos reconhecer o esforço da Bahia, já que 80% dos recursos que a agricultura familiar recebia eram do Governo Federal e hoje nós não temos nem mesmo um ministério mais. A Bahia manteve os investimentos e o fortalecimento do segmento. Por isso a gente compreende que a Bahia é um estado importante para construir o futuro da agricultura familiar no Brasil”, afirmou.

Participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner. Os agricultores familiares entregaram cestas com produtos da agricultura familiar produzidos pelas cooperativas, num ato simbólico de reconhecimento e parceria do Governo com a valorização da Agricultura Familiar.

Seminário

Nesta quinta-feira 10.08 acontece o Seminário Estadual da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COTRAF), com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. O objetivo é capacitar 60 profissionais do estado nas especialidades de assistência técnica e extensão rural e ampliar o acesso destes serviços ao agricultor familiar, como também trabalhar novas tecnologias de captação de água para o consumo e produção.