Completar idade nova é sempre uma dádiva, ainda mais quando essa vem de uma caminhada repleta de vitórias e aprendizados. A Federação dos trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar da Bahia (FETRAF-BA) é uma organização sindical formada por agricultores/as familiares que nasceu em 2004 como resultado de uma longa caminhada repleta de lutas, reuniões e reflexões na perspectiva de construir “o novo sindicalismo”.
No último sábado (08 de Junho) aconteceu a Assembleia de Prestação de Contas e em seguida o Ato Solene em comemoração aos 15 Anos da Fetraf-Ba no Acampamento Manaim em Santa Bárbara-Ba. Evento que contou com a participação de representantes dos sindicatos da base, além de autoridades do governo do estado, deputados e lideranças regionais.
O evento foi o momento de expressar a gratidão aos parceiros da caminhada e começou com o rito de abertura em forma de cantos marcantes da agricultura familiar. Em seguida foi composta a mesa de honra do ato solene que teve Rosival Leite coordenador geral da Fetraf-Ba; Elisângela Araújo, CUT Nacional; Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado; Jerônimo Rodrigues, secretário de Educação do Estado; Tatiane Veloso, pró-reitora de Extensão da UFRB; Cedro, CUT Bahia; Fernando, FASE; Tiziu, SUAF; Jeandro, chefe de gabinete da SDR; Célia Watanabe, Bahiater; Afonso Florence, deputado federal; Osni Cardoso, deputado estadual; Everaldo Anunciação, presidente do PT Bahia.
“Comemorar esses 15 anos de luta significa trazer pessoas e organizações que fizeram e fazem parte dessa história, expressar aqui enquanto direção, que somos conscientes ao reconhecer que sem esses não teria sido possível está caminhada de construção desta federação. Sabemos dos desafios para os novos tempos estas e outras conjunturas que virão, mas o nosso desejo aqui e agradecer aos nossos sindicatos, nossa militância, nossas lideranças que fazem acontecer nas comunidades, nos municípios e ao nosso movimento sindical, a nossa organização da Agricultura Familiar enquanto uma categoria socioeconômica fundamental para a manutenção do campo baiano e brasileiro”, concluiu Rosival Leite.
Na oportunidade aconteceu também a exposição do Documentário produzido pela Fetraf-Ba, para a gravação desse material foram percorridos mais de 12 mil quilômetros e em cada canto da Bahia foi registrada uma marca dessa história de lutas, com relatos de experiências exitosas em projetos edificantes para a melhoria da qualidade de vida de agricultores/as familiares e para a fortalecer os elos com os sindicatos na construção do novo sindicalismo.
A ocasião foi marcada também pela entrega das placas de homenagem para os sindicatos da base; para as cooperativas COOTRAF, COOPEHABITAR, CRESOL, COMADAC; para personalidades importantes na trajetória, algumas presentes no evento, outras receberão posteriormente, tais como, Boaventura, Joeleno Monteiro, Pedro dos Anjos, Orlando Falcão, Ailton Florense, Almerico, Wilson Dias, Rose Pondé, Eliane de Tancredo Neves (in memoriam), Tatiana Veloso, João Felício, Elisângela Araújo, Zenobio, e os secretários de estado Jerômino Rodrigues e Josias Gomes.
O evento se estendeu para um coquetel e festejos onde foi cantado os parabéns pelos 15 Anos da Fetraf-Ba e teve a animação e alegria de todos e todas por vivenciarem a marca dessa federação, que vem escrevendo e concretizando uma história solida e rica na busca de políticas públicas para agricultura familiar e dignidade aos povos do campo.