FETRAF Bahia e CUT organizam acampamento

29/02/2012 - 00:00

A entidade reivindica a readequação do Garantia-Safra, acesso a água para consumo humano e animal e produção e cumprimento do calendário agrícola para entrega de mudas e sementes

Foto: CUT Bahia

Mais de 500 agricultores familiares de oito municípios baianos ocuparam nesta segunda-feira (27) a gerencia regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Feira de Santana, para reivindicar a solução de problemas que vem assolando a agricultura do estado.

O Acampamento da Agricultura Familiar do Território Portal do Sertão acontece pela segunda vez no estado e é liderado pelo Pólo Sindical da região em parceria com a FETRAF-BAHIA e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Dentre as reivindicações está a readequação do Garantia-Safra, para que as pequenas propriedades possam ser incluídas neste benefício, uma vez que o programa só aceita propriedades acima de 0,6 hectares, e o estado possui muitos minifúndios. “Devido a esta regra, mais de 70% dos agricultores da região do Portal do Sertão não tem acesso a este benefício. E tendo em vista que pelo terceiro ano consecutivo estes municípios tiveram perdas consideráveis da safra atestado por laudo da EBDA é necessário ter uma saída emergencial para que estes agricultores tenham um mínimo de retorno para sobreviverem no campo”, ressaltou o coordenador Geral da FETRAF-BAHIA, Rosival Leite da Silva.

Outra política de caráter emergencial solicitada pelos agricultores é o acesso a água para consumo humano e animal e produção, onde muitas comunidades ainda precisam deste bem comum para a sobrevivência, o que impede o desenvolvimento sustentável dessas famílias. Esta política, inclusive já foi solicitada ao governador do estado Jaques Wagner, no dia 10 de janeiro deste ano, em audiência onde foi feito o Balanço Crítico das Políticas de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Bahia. Na ocasião, o governador se comprometeu em buscar mecanismos para avançar nesse sentido.

Além disto, os agricultores solicitam que seja cumprido o calendário agrícola quanto a entrega de mudas e sementes, pois as mesmas estão sendo entregues fora deste cronograma e dificultando assim para os agricultores adquirir as mesmas. Para tanto, está sendo solicitado um programa emergencial a fim de atender essas reivindicações.

De acordo com Rosival, os agricultores irão permanecer acampados na gerencia da EBDA até que o governo Federal e o governo Estadual apresentem uma proposta. Nesta segunda-feira (27), aconteceu a primeira assembléia de negociações, onde participou o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Welliton Rezende Hassegawa, que explicou as dificuldades e se comprometeu em encontrar uma saída para estes problemas. Já na tarde desta terça-feira (28), representando o governador do estado compareceu no local para conduzir as negociações o presidente da EBDA, Elionaldo Faro Teles, e o superintendente da Agricultura Familiar, Wilson Dias, que apresentaram um calendário para ajustar a pauta.

Nesta quarta-feira (29), acontece a primeira atividade com a CERB, a CAR e a SEDES para definir a pauta sobre a problemática da questão hídrica e durante a próxima semana, segundo a diretora de Finanças da FETRAF-BA, Ana Cláudia Carvalho, seguirão as negociações com outras secretarias.

“A nossa missão está se cumprindo e esta é uma conquista da força de organização dos nossos sindicatos e associações, bem como FETRAF e CUT”, afirmou a coordenadora do pólo sindical, Conceição Borges.

*Fonte: Meriele Miorando Silva- IMPRENSA FETRAF-BAHIA