Projeto Terra Solidária inicia com as aulas de formação

10/11/2018 - 13:20

Cerca de 250 lideranças estão articuladas e participam do projeto que tem o objetivo de multiplicar ações no campo sindical e do cooperativismo

Em meio a um cenário político de desafios e enfrentamento à retrocessos de direitos, a formação de lideranças sindicais articuladas às lutas da Agricultura Familiar é uma das estratégias dos movimentos sociais e organizações que defendem um modelo de produção sustentável dos alimentos.

Os cursos de formação do projeto ‘Terra Solidária Multiplicando Ações e Sujeitos Sociais’, já estão acontecendo, com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul e entidades que integram o Fórum da Agricultura Familiar do Estado. E dentre os objetivos está o de multiplicar ações no campo sindical e do cooperativismo.

Segundo os organizadores, mais de 250 lideranças estão articuladas. Nesta etapa, as aulas já iniciaram com as turmas dos municípios de Chapecó, Seara, Dionísio Cerqueira, Jaguaruna, Pinhalzinho, São Joaquim, Irineópolis, Caçador e Rio do Sul. Os módulos abordaram diversos temas, entre eles o Papel do Estado e as Políticas Públicas; Analisar a formação histórica do Estado moderno; Estrutura e funcionamento do Estado; Papel ideológico do Estado e a luta de classe; Estado Popular e Estado de Bem-Estar Social e Políticas Públicas; Brasil - Cenários, alternativas e projetos de estado para a agricultura familiar.

Ainda, a previsão é que o curso tenha seis módulos e os temas devem envolver também questões como Agricultura Familiar no desenvolvimento; Feminismo e as relações patriarcais de gênero e geração; Sustentabilidade; Inovação, gestão e sustentação das organizações da Agricultura Familiar e Concepções do Cooperativismo Popular e Solidário. 

Quer vêr mais fotos? Acesse: facebook.com/FETRAFCUT