Federações da Contraf Brasil levam a Agricultura Familiar para o Banquetaço

28/02/2019 - 11:11

O evento ocorreu em todo o país e as entidades filiadas a Contraf Brasil falaram da importância da Agricultura Familiar para a segurança alimentar

A Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf Brasil), como entidade que representa também a produção de alimentos saudáveis e coloca na mesa dos brasileiros a comida de verdade, participou, por meio das suas federações, do ato público nacional em defesa da manutenção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, CONSEA, extinto pelo atual governo, através da Medida Provisória Nº 870/2019.

As ações do Banquetaço ocorreram em todo o país com um grande banquete coletivo, com a distribuição de mais de 15 mil refeições, em sua maior parte preparadas com produtos da agricultura familiar e agroecológica.

O evento foi organizado pelo movimento Banquetaço, político suprapartidário, que mobiliza a sociedade civil em defesa da boa alimentação. O objetivo do ato foi chamar a atenção da população e dos políticos para a importância da permanência do CONSEA e das demais instâncias e programas da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que vêm sendo rapidamente desmontadas.

Dentre as medidas já providenciadas para barrar este retrocesso foram as emendas apresentadas à MP 870 (que reorganiza a estrutura da presidência e dos ministérios), 66 reivindicam a volta do CONSEA, o que corresponde a 12 % delas. Ainda, mais de 30 mil assinaturas, nacionais e internacionais, foram reunidas em um abaixo assinado de iniciativa da FIAN, organização da sociedade civil pelo Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas, contra a extinção do conselho, e entregues à presidência da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e ao Ministro de Estado da Cidadania para serem anexados ao processo de análise da MP.

A Contraf Brasil, é uma das entidades que tinha participação no Consea, defendendo a pauta da produção de alimentos saudáveis e agroecológicos.  Para o coordenador geral, Marcos Rochinski o desmonte das políticas de segurança alimentar começou bem antes. “Quando o Governo cortou verbas essenciais para a continuidade de programas que fortaleceram a segurança alimentar como foi o caso do PAA. Neste processo a tacada final foi com a extinção do Consea. Enquanto isso, o Congresso aprova mais liberação de uso de agrotóxicos. É o inverso de países que caminham rumo ao desenvolvimento. Enquanto organização sindical e representativa da agricultura familiar estamos atuando junto aos movimentos e demais segmentos organizados da sociedade civil, a fim de reverter este processo com vistas a garantia da alimentação adequada da população brasileira. Mas é preciso que o povo, em sua grande maioria, também faça sua parte. Sem a consciência política e a escolha de representantes que defendam essa pauta no cenário nacional, vamos continuar a passar por desastres semelhantes aos que estão acontecendo”.