Cooperativismo e Economia Solidária

14/07/2011 - 00:00

FETRAF participa do III Congresso da UNICAFES e reafirma importância da entidade como representante dos trabalhadores do campo

Nesta terça-feira (19), no auditório do Hotel Bay Park, em Brasília, 800 representantes de cooperativas da agricultura familiar de todo o país, além de ministros participaram do III Congresso Brasileiro da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

Com o tema “Desenvolvimento com Inclusão Social”, os empreendimentos de diferentes ramos e cadeias de produção abordaram a relevância do cooperativismo para inclusão de trabalho e renda e combate à pobreza, e a importância da agricultura familiar para produção de alimentos e segurança alimentar.

Como atualmente o assunto em pauta é que a agricultura familiar tem papel fundamental na produção de alimentos e que o mundo enfrentará crise alimentar se a produção não aumentar em 70% até 2050, Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL destacou a incoerência de setores que propagam o discurso.

“Fala-se da necessidade de produzir alimentos sob modelo de produção que leve em conta a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, mas todo esse discurso é utilizado por aqueles que mais desmatam, exploram o meio ambiente e colocam os recursos naturais à mercê de interesses individuais, as grandes empresas. Nós queremos saber, quando o governo irá empoderar definitivamente a agricultura familiar para que o setor que mais produz alimentos não fique em desvantagem ao agronegócio”, discursou Rochinski.

À UNICAFES, que foi criada em 2005, o secretário disse considerá-la como irmã gêmea da FETRAF-BRASIL (criada em 2004). Para ele, a recente construção das entidades demonstra que o campo precisa cada vez mais de representantes da diversidade produtiva e cultural da agricultura familiar ao invés de travar pequenas disputas de representação.

“Vemos com bons olhos a iniciativa da UNICAFES como executora do conjunto de políticas públicas em que pese a importância do cooperativismo para implementação desse conjunto que precisa de outros atores nessa luta política. Precisamos unir esforços porque nossos verdadeiros inimigos são as grandes empresas.”, considerou Marcos Rochinski.

Vale ressaltar que 2012, é o Ano Internacional do Cooperativismo reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é a primeira vez na história que um ano será dedicado ao setor cooperativista.

Participaram do Congresso Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Muller, da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome a Miséria (MDS) e Meio Ambiente (MMA), além de representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Universidade Solidária (UNISOL), do Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES, Rede Incubadora Tecnológica de cooperativas populares – ITCP e ICA Brasil.