Mais uma Oficina de Capacitação é realizada.

11/05/2015 - 11:02

Minas Gerais recebeu a Oficina Estadual de capacitação para o PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário )

A atividade aconteceu no Centro de Formação, na comunidade São Felipe, Zona Rural do município de Espera Feliz (MG). A oficina que visa Capacitar  técnicos e agentes de todos os estados participantes do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) já passou por Rio Grande do Norte e Goiânia, contemplando agora Minas Gerais.  A frente das ministrações, esteve a Consultora regional do MDA, Emanuelle Viçoso Caiafa, para capacitar mais de 30 operadores locais de 11 municípios.

 

A oficina teve início com um diálogo sobre o funcionamento do PNCF em toda a região, no qual ressaltaram a importância da capacitação dos operadores locais para um bom funcionamento do programa no estado.  Os técnicos são as principais ferramentas para a contratação de uma "boa" proposta. Uma proposta bem constituída colabora muito para a agilidade de contratação. “O PNCF é uma política estruturante que garante o acesso às demais políticas públicas, uma vez que o acesso a terra é o alicerce de tudo” Disse O Coordenador Geral da FETRAF-MG/CUT Juseleno Anacleto da Silva.  Informou ainda, com grande satisfação, que o estado voltou a contratar propostas, pois este programa havia sido suspenso no estado devido a algumas irregularidades de outras associações. 

O Assessor técnico da FETRAF/BRASIL Eustácio Magno Macedo, relembrou a história do PNCF, falando do primeiro convênio realizado em 2010 com MDA. Ressaltou a importância deste convênio celebrado em 2014 que tem o objetivo de divulgar e levar o programa em municípios que ainda não o conhece, e ao mesmo tempo fortalecer os municípios que já trabalham com o programa, para assim garantir o acesso a terra para famílias com agilidade nas contratações dessas propostas.

O vice-coordenador da CRESOL Valdecir de Souza Lima, esteve presenta na oficina e falou da luta contra os agrotóxicos, pois os agricultores sem terra são as principais vitimas desse uso abusivo de agrotóxico. “A conquista não é só libertar as famílias do latifúndio mas libertar também a terra dessas mão exploradoras” concluiu Valdecir.

A consultora Emmanuele explicou o "passo a passo" para a contratação de uma proposta, os desafios e burocracias que existem dentro do programa e as dificuldades no estado geradas muitas vezes por problemas políticos e operacionais. Em seguida foi iniciada a capacitação, onde foram apresentadas às Linhas de acesso, o sistema operacional (SIC e SIB, Sistema SIG/CF) as principais dificuldades da Assistência Técnica Rural – ATER e finalizando com espaço para dúvidas  e também troca de informações entre os próprios técnicos.

 

Mas o que é o PNCF? 

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.

 

Próximas Oficinas 

OFICINAS ESTADUAIS DE CAPACITAÇÃO TÉCNICOS E AGENTES LOCAIS

 

ESTADO

CIDADE

PERÍODO

DF

Brasília

27 e 28 de maio

SC

Chapecó

27 e 28 de maio

RS

Passo Fundo

10 e 11 de jun

PE

Recife

28 e 29 de maio

BA

Feira de Santana

21 e 22 de maio

MA

São Luís

25 e 26 de maio

PI

Teresina

28 e 29 de maio

PR

Francisco Beltrão

------------