Crise da suinocultura e avicultura é tema de debate no MAPA

23/05/2013 - 11:58

A Fetraf-Brasil esteve reunida com a secretaria de politica agrícola do Ministério da Agricultura para debater e buscar soluções à crise que afeta o setor de avicultura e suinocultura

 

Em audiência na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, dirigentes dos estados RS, SC, PR, GO, PE e MS estiveram reunidos com a secretaria de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA para debater e buscar soluções à crise que afeta o setor de avicultura e suinocultura nestes estados. Devido aos altos investimentos nas instalações nas propriedades e os preços baixos e ainda com a politica irresponsável que as empresas que atuam no setor têm na relação aos produtores, tem levado a um alto índice de endividamento.

Após amplo debate, ficou acordado que até o dia 06 de junho os produtores levantarão mais dados dos índices de endividamento, bem como o próprio ministério buscará junto aos bancos esses dados para uma nova reunião que definirá as ações a serem tomadas para solucionar a crise.

Isso é imprescindível, pois trata-se de salvar produtores, mas também economias de inúmeros municípios, haja visto que no alto uruguai gaúcho tem municípios que tem aproximadamente 50% de sua arrecadação oriunda da suinocultura e avicultura considerou Juarez Dalazzen suinocultor do município de Aratiba no Rio Grande do Sul.

Outro assunto em pauta foi a necessidade de estabelecer uma politica de armazenagem para a agricultura familiar que extrapole os atuais armazéns da CONAB, muito centrados na armazenagem de grãos. Nos próximos dias a FETRAF fará o levantamento destas demandas nos locais e territórios e em que cadeias produtivas se situam a necessidade de armazenagem para apresentar junto ao MAPA e CONAB esta demanda na perspectiva de construção destas novas unidades de armazenagem. No dia 06 de junho haverá nova rodada de negociações.