Erradicar o analfabetismo entre os jovens será prioridade da FETRAF-CEARÁ

10/02/2012 - 00:00

'Nós enquanto militantes e organização vamos priorizar este debate com o governo e sociedade. Queremos a mudança deste quadro', disse Auri Júnior, coordenador-geral da FETRAF no Estado.

?Nós enquanto militantes e organização vamos priorizar este debate com o governo e sociedade. Queremos a mudança deste quadro?, disse Auri Júnior, coordenador-geral da FETRAF no Estado.

A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado do Ceará (FETRAF-CE) realizou na última sexta-feira (10), no Auditório Murilo Aguiar, a plenária estadual que trouxe como tema: 2012 Geração de trabalho e renda para superação da pobreza e miséria no campo.

Segundo Auri Júnior, coordenador-geral da FETRAF no Estado, a atividade teve como objetivo aprofundar o debate sobre a atual conjuntura do desenvolvimento do Ceará, e sobre modelo de desenvolvimento que tem como estratégia o fortalecimento da agricultura familiar. Durante a atividade, temas como organização sindical, políticas públicas, mulheres e juventude, permearam as discussões.

Com o estabelecimento de ações estratégicas, a direção executiva deliberou pela realização de encontros estaduais de juventude, mulheres em 2012 e, o Congresso da entidade, em abril de 2013.

Para Auri Júnior, coordenador-Geral da FETRAF-CEARÁ, o fato do estado ter ?um milhão e meio de pobres concentrados na zona rural, com perfil jovem de até 24 anos e ainda analfabetos, na sua maioria, precisa de uma agenda pública prioritária?.

?Os agricultores familiares já mostraram sua capacidade de produzir, gerar renda. Agora precisamos de políticas eficientes e prioritárias que cheguem até os jovens e ofereça condições de permanecerem no campo, desenvolvendo suas regiões com a energia e força que tem. Nós enquanto militantes e organização vamos priorizar este debate com o governo e sociedade. Queremos a mudança deste quadro?, enfatizou.

Além da juventude, acesso a crédito, previdência social e habitação também serão prioridades na agenda da FETRAF no estado.

A Plenária contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins; coordenador Especial de Direitos Humanos, Marcelo Uchoa; gerente em exercício do Ambiente de Gerenciamento do Pronaf e Programas de Crédito Fundiário do BNB, Máximo Antônio Cavalcante Sales, representante da Superintendência do INSS da Região Nordeste, João Welington César; professor Carlos Manso do Laboratório de estudos da pobreza da UFC; Dr. Castro Júnior da coordenadoria de desenvolvimento agrário; Antônio soares representando a Rede de educação cidadã no Ceará; entre outras autoridades.