FETRAF-PA REALIZA MOBILIZAÇÃO “JORNADA DE LUTAS”

10/02/2023 - 15:28

A jornada de lutas coordenada pela Federação acontecerá entre os meses de Fevereiro à Maio deste ano em todo o estado do Pará com pautas diversas.

A Agricultura Familiar do Estado do Pará representada pela FETRAF-PA, está realizando a mobilização "Jornada de Lutas" iniciando na Regional de Carajás que abrange Curionópolis, Parauapebas e Cannaã com a pauta sobre regularização e aquisição de terras.

Nessas regiões existem em torno de três mil famílias entre elas chacreiros que moram nas proximidades do município de Parauapebas e tem a comunidade Tapete Verde que é área mais antiga da região de Carajás e todo estado do Pará, onde habitam quase 500 mil famílias e espera há 22 anos pela regularização. Em 2022 na última jornada de luta foi firmado um acordo com a Vale Prefeitura e parte desses acordos ainda não foram cumpridos, portanto a mobilização.

A luta dos agricultores e agricultoras familiares nessa jornada é essencial, pois são eles que produzem a alimentação e abastem os três municípios onde se desenvolve grandes projetos como a hidroponia que está relacionado à qualidade de vida e a produção de alimentos saudáveis de forma eficiente e é caracterizada pelo cultivo de plantas sem a necessidade de terra e a rizicultura que é cultivo agrícola do arroz, um dos alimentos mais importantes da alimentação humana e são esses agricultores e agricultoras que  estão fazendo parte desse luta pela regularização das suas terras onde abriga ao todo juntando os três  municípios quase três mil famílias.

A Coordenadora da FETRAF PARA, Noemi Oliveira, ressalta a importância da luta de uma área que já existe há 22 anos, onde se produz e dá o sustento de quase 500 famílias, que ainda aguardam a regularização de suas terras dentro desses municípios. “Quem está participando dessa luta são agricultores e agricultoras familiares em busca da regularidade de suas terras, são famílias acampadas aguardando a manifestação da prefeitura. Sabemos que são áreas públicas, municipais e federais sendo que quatro áreas são privadas da Empresa Vale, com quem estamos tendo bom diálogo, sendo que a mesma apresentou uma proposta para os acampados de repassar os documentos necessários das áreas privadas para a prefeitura fazer a regularização, portanto, iremos permanecer na rodovia PA -160 até que essas medidas sejam tomadas. “ disse a coordenadora

A Gestão Municipal e o prefeito de Parauapebas estão dialogando com os agricultores e agricultoras familiares sendo um bom parceiro da FETRAF- PA, o prefeito marcou presença no acampamento na segunda feira.