Investimento na agricultura familiar deve ser prioridade

15/03/2012 - 00:00

'A nossa maior preocupação é ter alguém no comando do MDA que efetivamente faça acontecer e consiga manter equilíbrio nas ações, respeitando a diversidade de cada região do país', diz Elisâgela, coord

Em cerimônia de posse, na última quarta-feira (14), no Palácio do Planalto, Pepe Vargas, assumiu o cargo de ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, o desafio para a agricultura familiar é que o novo ministro “tenha a visão voltada para o equilíbrio das ações e respeito à diversidade no Brasil”.

“O que está colocado hoje é a prioridade do governo em investir na agricultura familiar e promover o fortalecimento do setor. A nossa maior preocupação é ter alguém no comando do ministério que efetivamente faça acontecer, que consiga manter equilíbrio nas ações, respeitando a diversidade produtiva e o desenvolvimento que é diferente em cada região do país. Esse é o nosso maior desafio”, avaliou.

Ainda segundo a coordenadora, caso isso não ocorra, “será nosso papel enquanto movimento social cobrar uma postura adequada à realidade da agricultura familiar”.

Vargas é natural de Nova Petrópolis (RS), médico e está em segundo mandato na Câmara dos Deputados. Já foi vereador (1989-1992), deputado estadual (1995-1996) e duas vezes prefeito de Caxias do Sul (eleito em 1996 e reeleito em 2000).

Filiado ao PT desde 1981, iniciou a vida política no movimento estudantil, ao coordenar o núcleo de universitários do partido em Caxias do Sul. Atuou também nos sindicatos dos Trabalhadores da Indústria têxtil e dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e dos Petroquímicos do Rio Grande do Sul.

Atualmente, preside a Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional e é membro da Comissão de Finanças e Tributação.

Pepe Vargas apresentou projetos nas áreas de saúde, educação, agricultura familiar e previdência.