Lideranças da Agricultura Familiar do Brasil reúnem-se em Brasília para construir pauta de reivindicações da CONTRAF BRASIL 2017

23/01/2017 - 21:52

Análise da conjuntura política mostra os desafios que a Agricultura Familiar deve enfrentar nos próximos períodos

Entre os dias 23 a 25 de janeiro as lideranças da CONTRAF BRASIL e FETRAF’s de 17 estados estão reunidas em Brasília, para o planejamento estratégico do movimento, com foco no fortalecimento da Agricultura Familiar e os avanços nas políticas públicas e reforma agrária no Brasil.

A programação desta segunda-feira começou com uma discussão sobre a atual conjuntura política e quais as perspectivas para os próximos períodos para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária. Na oportunidade, o professor da Universidade Federal do ABC - Arilson Favaretto, apresentou os cenários e desafios que vem pela frente.

No final do debate, os coordenadores fizeram as contribuições para enriquecer o diálogo e ampliar os horizontes em pontos chaves para a construção de uma pauta ampla e necessária.

O coordenador de gestão e finanças da CONTRAF Brasil, Lázaro Bento, apontou que a Reforma Agrária é uma pauta permanente e vigente no Estado.

Para a coordenadora de formação e educação profissional da CONTRAF BRASIL, Elisângela Araújo, que também é coordenadora na Fetraf Bahia, o momento também é de levar o conhecimento as bases, pois é por meio da informação é que o povo terá a verdadeira compreensão da atual conjuntura.

Graça Amorin, coordenadora de políticas para as mulheres na CONTRAF BRASIL e coordenadora da Fetraf Maranhão, avaliou que uma das grandes ameaças presente, é do projeto Matopiba que tramita no Congresso. Alertou que a venda de terras trará o fim da reforma agrária no país e que famílias ficaram na lona, sem falar do desmatamento e a perda do meio ambiente com esse retrocesso.

Diante de todo o debate, Antônio Pereira, coordenador da Fetraf de Goiás, lembrou que a Agricultura Familiar teve avanços significativos nos últimos anos e estas conquistas de políticas públicas como o PNCF, PAA, PNAE, entre outras colocaram a Agricultura Familiar em um outro patamar, portanto é importante o fortalecimento delas.

No final do evento, dia 25, será deliberado um plano de ações que serão levados aos Estados e municípios. O coordenador geral da CONTRAF BRASIL, Marcos Rochinski reforçou que 2017 será um ano de lutas para a Agricultura Familiar para assegurar as políticas já conquistadas, como também avançar no desenvolvimento agrário do país.

Participam da reunião lideranças de 17 estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Pará, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins.

Clique e acompanhe mais fotos AQUI