ASAF-PI realiza seminário com acampados da reforma agrária

26/10/2018 - 18:02

A atividade tem o objetivo de avançar com ações referente ao direito à terra e a regularização dos assentamentos

Os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura Familiar do Piauí, representada pela Associação Comunitária de Produção e Serviços dos Agricultores Familiares - ASAF, do município de Altos, realizou nesta semana o I Seminário dos acampados e acampadas, para traçar diretrizes para reforma agrária na região.

Ao todo foram representantes de 70 famílias. Na atividade os grupos traçaram as metas e ações para avançar nas questões sobre o direito à terra. Na formulação destacaram: Como queremos nossos assentamentos? A construção das demandas para próximos acampamentos até 2019. Ainda, a definição de uma agenda de lutas para reforma agrária, mediante a conjuntura política e econômica do Estado.

Durante o seminário, alguns encaminhamentos foram dados como uma reunião junto ao Governo do estado e INCRA para tratar questões da regularização de terras, ação política para o dia 19 de novembro para reivindicar estradas, água, energia para as localidades e atividade envolvendo doação de alimentos e roupas para as famílias que estão debaixo da lona e necessitam de roupas e alimentos.

“O seminário foi muito participativo e nosso objetivo é avançar com essa pauta. Aproveitamos para falar sobre o período de eleição e da importância de mantermos a democracia no país. Não queremos um programa de Governo que vem de cima para baixo, queremos participação e diálogo com os movimentos, ou seja, quem realmente representa a sociedade civil”, avalia o coordenador da ASAF, Antônio Chaves.

Segundo os representantes da ASAF, em novembro a associação dá continuidade as atividades com um outro seminário, que deve reunir acampados de várias regiões do estado.