Anater reúne conselheiros e apresenta novos projetos para 2020

12/12/2019 - 11:36

Durante a reunião do Conselho de Administração, a ministra Tereza Cristina disse que o momento é de união e de definir prioridades

O Conselho de Administração da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) realizou nesta quarta-feira (11), em Brasília, a última assembleia do ano. A reunião foi presidida pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e contou com a participação de representantes das diversas entidades que compõem o Conselho.

Ao dar início aos trabalhos, a ministra agradeceu a presença de todos e disse que este é o momento união e de definir prioridades, e que o Conselho está aberto para ouvir as sugestões de todas as entidades ali representadas. “Nosso objetivo é trabalhar em rede, em parceria, porque sozinhos não vamos dar conta. Os números do IBGE mostram o quanto a assistência técnica ainda precisa caminhar nesse Brasil de dimensão continental e com essa população de mais de 4 milhões de pequenos produtores. Então, temos que nos unir, usar a criatividade e, principalmente, definir prioridades, onde e como vamos trabalhar. Não adianta ter muitas frentes porque não vamos dar conta. Temos os projetos encaminhados e a hora é de começar a tirar do chão. A Anater está aberta a somar e queremos ouvir a sugestão de vocês”.

Durante a reunião, o presidente da Anater, Ademar Silva Jr, apresentou aos conselheiros os projetos que estão sendo elaborados pela agência para o próximo ano. “Nossa proposta é ampliar a oferta de assistência técnica e extensão rural (Ater) em várias frentes, priorizando os pequenos e médios produtores de todo o país, visando melhorar a produtividade e promover mais qualidade de vida para esse público que é responsável por grande parte da produção de alimentos que sustenta o país e é o que mais necessita de assistência”.

Em sua apresentação, o presidente destacou o projeto Prospera Agropecuária Semiárido, que já está em execução, numa parceria da Anater com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que tem como objetivo ofertar assistência técnica e gerencial a 17.144 pequenos e médios produtores rurais, em dez estados da região do Semiárido: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, integrando ações do Programa AgroNordeste, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

NOVOS PROJETOS

O presidente também elencou os novos projetos que estão em fase de planejamento. Um deles é o “Biomas Tropicais”, em parceria com o Instituto Fórum do Futuro, que tem como objeto a transferência de tecnologia e conhecimento apropriados para os Biomas Cerrado e Caatinga, beneficiando pequenos e médios agricultores nos municípios de Rio Verde/GO e Patos de Minas/MG, no Cerrado, e Tauá/CE e Juazeiro/BA, na Caatinga.

A Anater também firmou parceria com o Consórcio Brasil Central para realizar a formação de Agentes de Ater para serem multiplicadores de tecnologias para a Cadeia Produtiva da Piscicultura nos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e do Distrito Federal.

Outro projeto que irá beneficiar o Centro-Oeste do país é o “Ater 4.0”, que vai ofertar Ater para 1000 agricultores do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Já o projeto “Produzir Brasil” tem como objeto ofertar Ater para 10 mil produtores, assentados da Reforma Agrária titulados ou em processo de titulação definitiva, nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O objetivo é reverter o êxodo rural, incentivar a sucessão familiar, apoiar a organização e o cooperativismo, promover o acesso às políticas públicas e fortalecer a estruturação e a autonomia dos assentamentos.

Outro projeto é o de apoio à produção de café sustentável em Minas Gerais, em parceria com o Conselho Nacional do Café, beneficiando 1.000 cafeicultores das cooperativas mineiras Cooxupé e Coocacer.

Para os agricultores da região Norte do país está em fase de elaboração o projeto “Amazônia Legal”, que vai beneficiar com Ater produtores do bioma Amazônia.

A lista de novos projetos também inclui o “Projeto Caravanas”, que tem como objetivo promover a divulgação de boas práticas, técnicas e tecnologias, de forma preventiva.  O projeto será realizado em todo Território Nacional, em caráter permanente e conforme a demanda.

O presidente Ademar Jr ressaltou que continuam em execução as ações dos projetos Piloto e D. Helder Câmara, e dos programas Ater Mais Gestão, Crédito Fundiário (PNCF), Cadastro de Terras e Regularização Fundiária e de Diversificação da Cultura do Tabaco que, juntos, integram cerca de 90 mil famílias e 1200 empreendimentos da agricultura familiar, em todas as unidades da Federação.

RECURSOS PARA A ATER

O representante da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf Brasil), Marcos Rochinki, destacou a necessidade de mobilização do Conselho no sentido de ampliar o orçamento para a Ater. “Pelos dados divulgados recentemente pelo IBGE, apenas 20% dos produtores brasileiros recebem assistência técnica, e temos que nos mobilizar para ampliar os recursos para a Ater e mudar essa realidade”.

A Ministra Tereza Cristina disse que o ministério está trabalhando para que a Anater tenha recursos para investir pesado em assistência técnica. “Enquanto eu estiver à frente do ministério, podem ter certeza de que vamos trabalhar forte neste sentido. O Estado brasileiro tem a obrigação de promover para mais de 4 milhões de pequenos produtores condições mínimas para que eles fiquem na terra, produzindo. Hoje, dentro do Governo Federal, a assistência técnica está ficando cada vez mais incutida e absorvida pelo executivo, que está entendendo ser uma prioridade, e que é através dela que alcançar a efetividade das políticas públicas que irão promover a mudança social no meio rural”.

Ao encerrar a reunião, a ministra Tereza Cristina agradeceu a presença de todos e reforçou a necessidade de priorizar as ações, de todo mundo remar para o mesmo lugar. “Todos queremos a mesma coisa, que é diminuir as diferenças no campo, trazer o jovem para o campo. Eu espero que a gente caminhe junto para que possamos entregar a essa população as ações e as políticas públicas o mais rapidamente possível. Desejo a todos um feliz Natal e que 2020 seja um ano de muitas colheitas”, concluiu.

Também participaram da reunião os conselheiros Marcos Montes (Mapa); Fernando Schwanke (SAF/Mapa); Antoninho Rovaris (Contag); Bruno Barcelos (CNA); e João Nicédio e João José Prieto (OCB/CE), além da vice-presidente nacional da Asbraer e presidente da Emater-Pará, Cleide Martins, equipe técnica da Anater e demais convidados.