Fetraf MS participa de nova edição da Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar

09/12/2019 - 13:08

O evento ocorreu entre os dias 6 e 8 de dezembro com a parceria de vários organização e entidades ligadas ao desenvolvimento sustentável

A Fetraf MS realizou nos dias 6 a 8 de dezembro a 11ª Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, em Caarapó, no parque de exposições da cidade. O evento aconteceu com apoio de diversas entidades, organizações e poder público com foco no fomento a Agricultura Familiar.

A atividade contou com painéis como: Giro Tecnológico: Hortaliças, Fruticultura, Leite e Piscicultura; Gestão de Investimentos Públicos; Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa; Cooperativismo/ Associativismo; Metas e Estratégias para emissão de títulos dos assentamentos da Reforma Agrária; Regularização Fundiária e Fiscal; Programa Nacional de Crédito Fundiário: metas e novas legislações para a efetivação do programa no MS.

Para a federação, a atividade é importante no contexto de fortalecer a produção e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, e a discussão se torna relevante no sentido de avançar com as políticas públicas e programas.

De acordo com a Fetraf-MS, a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul é predominantemente formada por famílias oriundas da reforma agrária, agricultores tradicionais, indígenas de diferentes etnias, pequenos grupos de quilombolas e pescadores ribeirinhos. Esse segmento encontra obstáculos que restringem seu desenvolvimento, principalmente a insuficiência de assistência técnica e de recursos financeiros, o que acaba limitando o alcance do padrão tecnológico necessário para torná-lo competitivo.

Diante desse cenário, a feira é o espaço de debate das políticas, dos arranjos inovadores de produção, de produtos diferenciados, dos sistemas de comercialização para a promoção e a consolidação da agricultura familiar e o fortalecimento do desenvolvimento territorial sustentável. A feira apresenta às instituições do setor as demandas dos agricultores sobre produção, comercialização e organização na perspectiva da economia local, potencializar o setor com a estratégia do desenvolvimento sustentável.

Em Mato Grosso do Sul, 61% das propriedades economicamente ativas pertencem a agricultura familiar, o que representa 43.223 famílias. Os dados são do Censo Agropecuário 2017 (IBGE).

Matéria relacionada:

Fetraf MS realiza 11ª Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar