FETRAF-Piauí esclarece acusações

09/08/2011 - 00:00

Acusados de extorquir agricultores familiares para construir casas na zona rural, FETRAF Piauí divulga nota oficial em reposta às calúnias

O ex-presidente da FETAG, Adonias Higino, em reportagem divulgada pelo Portal Campo Maior Em Foco (Piauí), acusou dirigentes da FETRAF-Piauí, de cobrar taxas abusivas para inscrição dos trabalhadores no programa Minha Casa, Minha Vida.

Na foto, Higino, (de óculos), aparece ao lado de Luis Santana, morador do assentamento Sobradinho, e beneficiário de uma das casas do projeto da Cooperhaf. Ele participou da entrega oficial de casas em 9 de julho.

Em resposta, a FETRAF-Piauí divulga nota de esclarecimento e entra com ação judicial para que Adonias, prove as acusações.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Face às denuncias infundadas veiculadas nos meios de comunicações do Piauí, feita pelo ex – diretor da FETAG Adonias Higino de Sousa, contra as organizações do Sistema FETRAF-BRASIL, ao afirmar que os dirigentes dos SINTRAF’s e FETRAF estão extorquindo os agricultores nos projetos de habitação rural. A direção da FETRAF-BRASIL, núcleo do Piauí vem esclarecer o seguinte:

1. Que a organização Sindical dos Agricultores Familiares do Sistema FETRAF, surgiu em 1.990, nos Estados do Rio Grande Sul, Santa Catarina e Paraná. Hoje a organização já está constituída em 22 Estados com centenas de Sindicatos e Associações de Agricultores Familiares SINTRAF’s quase que em todo o Brasil. No Estado do Piauí esta organização nasceu em Junho de 2003 e já estamos em 23 Municípios, desenvolvendo ações para Agricultores Familiares.

2. Desde sua criação vários projetos sociais já foram desenvolvidos em beneficio dos agricultores e agricultoras familiares, só no projeto de habitação rural, já foram construídas 35 (trinta e Cinco) mil casas novas, nos estados onde estamos organizados. No Piauí já são mais de três mil unidades que podem ser vistas IN LOCO por qualquer pessoa lá onde elas estão. E por conta deste trabalho ganhamos um prêmio INTERNACIONAL em DUBAI no valor de 50 mil Dólares como organização que melhor trabalha a prática de habitação rural para agricultores no campo. Este prêmio foi disputado por vinte e sete (27) países, (PREMIO MUNDIAL HABITAT 2008/2009).

3. O Denunciante fala inverdades de um assunto que não conhece e por se sentir incomodado com o crescimento da organização dos agricultores familiares do Piauí e do Brasil; com isso fica jogando para platéia através da imprensa para estar em evidencia já que não pode ficar longe dos microfones, porém nunca fez se quer uma casa para saber de fato como se funciona o processo.

4. “O projeto de Habitação Rural denominado ‘CAPRICHANDO A MORADA” desenvolvida no Brasil e No Piauí pela Cooperativa dos Agricultores Familiares do Piauí criada pela FETRAF – BRASIL, está respaldada na legislação (Artigo 3º da Lei 5.764/71, Lei 7.231/84 e ainda na Constituição Federal de 1.988, Artigo 146 § 2º 174).

5. Além deste trabalho de habitação desenvolvida pela Cooperativa dos Agricultores Familiares, criada pela FETRAF, desenvolvemos outros projetos em parcerias com outros órgãos de governo, dentre eles, os encaminhamentos de benefícios sociais junto a previdência social, compra simultânea de alimentos do Programa PAA, junto à CONAB, Aquisição de tratores com Implementos agrícolas para agricultores e agricultoras, Eletrificação rural para os projetos de assentamentos, Rede de distribuição D’ água para o Interior, Mine Fábrica de Cajuínas, Criação de Caprinos, Peixes, Cursos em Técnicos em Nível Médio e Superior para os Militantes da Organização dos Agricultores Familiares, dentre muitos outros.

6. Isso por si só já mostra a diferença entre nossa organização com seus militantes da prática do denunciante, que limita - se a fazer denúncias vazias nos meios de comunicações para tentar se manter em evidência, por estar sofrendo a dor do abando de seus próprios companheiros que o excluíram de continuar frente a direção da FETAG, no último congresso onde esteve por mais de 20 anos como diretor executivo daquela organização. E como nunca fez se quer uma casa para conhecer sobre o assunto, nem ler para conhecer as normativas operacionais, agora vai responder na justiça por suas calunias e difamação colocada contra quem trabalha.

7. Por fim vale apenas lembrar que este senhor certamente não anda bem emocionalmente, ele atendendo ao nosso convite para inauguração de 108 casas novas no dia 09 de Julho, chegou a entregar um certificado de garantia da casa fornecido pela FETRAF, como se ver nas fotos e agora critica talvez com inveja por não poder fazer o mesmo.

Direção FETRAF-Piauí