Com encerramento nesta sexta-feira (18), a 33ª Seção Nacional da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF), realizada em Brasília, discute a participação da juventude no Mercosul e se caracteriza como uma atividade preparatória para a próxima Seção Nacional que ocorrerá em Buenos Aires, de 4 a 7 de junho.
“Nesse evento debatemos além das questões da juventude, gênero, acesso à terra e mercados, iniciamos o planejamento estratégico para o próximo período, até 2016”, informou Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL.
Com o objetivo de inserir a agricultura familiar no processo de integração regional por meio do fortalecimento das políticas públicas e da geração de renda pela facilitação do comércio dos produtos da agricultura familiar, a REAF tem sido instrumento importante para fortalecer a categoria no Mercosul.
Em avaliação, Rochinski diz que a mesma só não avança a passos mais acelerados porque o Mercosul não é um processo completo de integração regional, mas ressalta que a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) tem possibilitado a formação de jovens com essas características, de integração regional.
“No mundo globalizado negociar com outros países enquanto bloco nos dá mais força. A agricultura familiar que em alguns locais acaba pó passar despercebida a REAF é um espaço de fortalecimento”.
A REAF também discute a criação do curso de desenvolvimento rural que visa ter abordagem conceitual da agricultura familiar, de forma que evidencie a capacidade da categoria na construção de um processo de desenvolvimento sustentável.
A 33ª Seção Nacional da REAF teve início na quinta-feira (17). Também participa da Seção, Juseleno Silva ? Coordenador Geral da FETRAF-Minas Gerais.