Fetraf Pará firma parceria com a Sedap para ampliar a produção

06/09/2019 - 10:04

A reunião foi convocada pela Sedap para firma o compromisso com o Selo Arte, projeto que irá apoiar a Agricultura Familiar

A Fetraf Pará firmou parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) para implementação de projetos com olhar na organização e produção de alimentos, capacitação dos agricultores e agricultoras familiares, estrutura das propriedades e assentamentos, como também novos contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).  

A parceria foi selada por meio do “Selo Arte” que permite a venda interestadual de produtos artesanais de origem animal. O trabalho será conjunto entre secretaria e organizações sindicais e movimentos sociais que representam o campo, entre eles a Fetraf Pará.

A iniciativa irá apoiar as entidades que tem melhor capacidade de chegar nos agricultores e agricultoras familiares para avançar no desenvolvimento das demandas do setor produtivo e criar um ambiente favorável aos negócios.

De acordo com a secretaria, o Selo Arte visa à simplificação, dividindo o controle da regulamentação entre o Ministério da Agricultura e a Sedap. Para os consumidores, será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias.

Ainda, no projeto a Sedap ficou responsável pela coordenação, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) pela fiscalização e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) com a extensão da segurança alimentar.

Referente ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), o acordo anunciado é de 200 contratos que serão divididos para as entidades executoras envolvidas no processo.

A reunião contou com a presença de representantes e gestores da secretaria, dos demais movimentos sociais e da direção do Sintraf de Tucuruí, regional de Parauapebas, Marabá e direção executiva da Fetraf Pará.