Contraf Brasil marcará presença na Marcha das Margaridas com a Agricultura Familiar

09/08/2019 - 16:58

As federações se somam na marcha que ocorre nos dias 13 e 14 em Brasília

Próxima semana as milhares de mulheres, do Campo, da Floresta e das Águas, agricultoras familiares, As Margaridas, irão florir a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O ato que acontece nos dias 13 e 14 faz parte do calendário de lutas a cada quatro anos, reunindo trabalhadoras rurais de todo o país para denunciar retrocessos e reivindicar direitos.

Para a edição 2019, são esperadas aproximadamente 100 mil mulheres. Entre as bandeiras de luta está a “Reforma da Previdência”, que tramita, agora, no Senado. Os movimentos do Campo Unitário são contra a proposta que retira inúmeros direitos dos trabalhadores.

O lema deste ano é ‘Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência’. A Contraf Brasil, que representa a Agricultura Familiar no Brasil, participa da 6ª Marcha das Margaridas somando com todos os movimentos sociais do Campo Unitário, no ato que é realizado pela Contag.

Essa é a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil e homenageia a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves. Ela foi um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.