FETRAF Goiás ocupa assembleia legislativa contra cortes nos programas da Agricultura Familiar

17/10/2017 - 10:03

Programas que são fundamentais para a produção de alimentos podem acabar em 2018

Na manhã desta terça-feira 17.10 trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar da Fetraf Goiás ocuparam a Assembleia Legislativa do estado em protesto aos cortes no orçamento público para as políticas de reforma agrária e agricultura familiar, como também contra as reformas do Governo de Michel Temer.

As ações fazem parte da Jornada de Lutas que reivindicam a recomposição e descontingenciamento dos recursos públicos dos programas que incentivam a produção de alimentos e soberania alimentar do país.

Os cortes no orçamento que chegam a 90% e inviabilizam a continuidade dos programas, atingem principalmente as políticas de aquisição de alimentos, alimentação escolar, comercialização e produção de alimentos, assistência técnica, obtenção de terras para reforma agrária, educação no campo, meio ambiente e habitação rural.

“Nosso ato demonstra nossa indignação ao desmonte das políticas que tiraram o Brasil da fome. Nós agricultores e agricultoras familiares não vamos aceitar estes retrocessos do Governo. A reforma agrária é essencial para a segurança alimentar, pois somos nós que produzimos alimentos saudáveis, geramos emprego no campo e preservamos nossa fauna e flora”, explica Gerailton Ferreira, coordenador de Reforma Agrária e Meio Ambiente da Fetraf-GO.

As lideranças da Fetraf Goiás entregaram a pauta de reivindicações para o líder do Governo, deputado Estadual Francisco Oliveira (PSDB), que se comprometeu em realizar uma agenda com o vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB).

Na semana de Jornada de Lutas as federações ligadas a CONTRAF BRASIL, assim como a Fetraf Goiás, realizam vários atos políticos por todo o país.