Documento contendo estratégias e orientação para o desenvolvimento das políticas públicas para o meio rural brasileiro foi entregue à presidenta Dilma Rousseff. O Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), que deve ser implementado em todo o País, foi repassado pelo coordenador geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-Brasil), Marcos Rochinski, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015.
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf), na última semana, o texto apresenta metas a serem atendidas nos próximos anos e que devem ser incorporadas ao processo de planejamento formal do governo.
Entre as iniciativas propostas destacam-se a ampliação da oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a agricultura familiar e organizações econômicas; o desenvolvimento de planos específicos que contemplem os biomas brasileiros; e a promoção do acesso à educação e qualificação profissional qualificada.