A Fetraf de Minas Gerais realiza nesta quarta e quinta feira, 22 e 23/11 a IV Plenária Estadual com o tema 'Por Democracia e Nenhum Direito a Menos' e o lema 'Agricultura Familiar as Mãos que Alimentam a Nação'.
O evento reúne lideranças da agricultura familiar da região e de outros estados para discutir a conjuntura política e programas que fomentam o desenvolvimento do campo.
A agricultura familiar vive momentos difíceis com o atual Governo, devido ao contingenciamento, corte de recursos que chegam a mais de 80% em programas importantes como o PAA e PNAE que são ferramentas essenciais para a soberania alimentar do país, sofre com perda de direitos e medidas que agravam as desigualdades do Brasil e geram violência no campo.
Para isso, a Fetraf MG e CONTRAF BRASIL acreditam que a organização sindical é uma saída para o enfrentamento dos retrocessos que foram aprovados e tramitam no Congresso Nacional. Diante disso, na plenária a Fetraf MG realizará o lançamento do projeto de formação sindical em parceria com a Central Única dos Trabalhadores - CUT.
Ainda, os trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar de Minas, ligados a Fetraf MG, participam de um termo de cooperação com o INSS para oficina do INSS Digital.
No final, haverá também trabalhos em grupos para avaliar a atuação da Fetraf MG e traçar os desafios e atividades que possibilitem a ampliação e o avanço nas ações que fortaleçam a agricultura familiar no estado.