Famílias agricultoras da Fetraf Piauí investem na fabricação da Cajuína

10/10/2019 - 10:44

Bebida típica da região é um produto que agrega valor na produção da Agricultura Familiar

A cajuína é uma bebida típica do estado do Piauí feita a partir do caju, fruta em abundância em todo o Nordeste e com diversas variedades. A cajuína já foi cantada por Caetano, que ao fazer uma visita a casa de Torquato Neto, grande artista piauiense e compositor, em Teresina, se inspirou por meio da deliciosa bebida.

Com essa história rica em tradição, a cajuína é alvo de investimento e produção. A agricultura Familiar não fica fora do rol dessa produção, sendo assim o aproveitamento do caju é cada vez mais disseminado na produção da Agricultura Familiar.

Neste cenário, agricultores e agricultoras da Fetraf do Piauí participaram de um curso, do Senar, para fabricação da cajuína durante esta semana e o resultado foi um sucesso. Tanto que, a Fetraf Piauí se propôs a dá continuidade na capacitação de mais famílias com o objetivo de agregar valor e diversificar a produção.

Ainda, paralelo a essa atividade outra etapa importante para a Fetraf Piauí nesta semana foram as obras do Programa Minha Casa Minha Vida com o andamento da construção de novas moradias no Assentamento Barreiro junto a COOPERHAFPI.

Para a Fertaf, a organização sindical é fundamental para a assistência das famílias agricultoras, como também fazer com que as políticas públicas governamentais e não governamentais cheguem a base. E, o sindicato realiza esse papel com o compromisso de avançar no desenvolvimento rural e diminuir as desigualdades sociais, promovendo a oportunidade para todos.