FETRAF-CEARÁ integrará comissão sobre trabalho escravo

04/10/2011 - 00:00

Com a secretaria Especial de Políticas Públicas de Direitos Humanos, mulheres e marginalização de crianças e jovens são temas de audiência

Na manhã da última quarta-feira (29) a coordenação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Ceará (FETRAF-CE) esteve em audiência com Marcelo Uchoa, coordenador Especial de Políticas Públicas de Direitos Humanos, no Palácio da Abolição. Em discussão, o direito das mulheres trabalhadoras do campo e, erradicação do trabalho escravo.

Ao apresentar o trabalho de organização dos agricultores familiares realizado há quase dez anos pela FETRAF, Auri Júnior, coordenador Geral da FETRAF-CE chamou a atenção para as mulheres trabalhadoras na agricultura familiar.

“Essas companheiras enfrentam inúmeros desafios no dia-a-dia- da atividade rural e demonstram cada vez mais capacidade organizativa e administrativa à frente da família”, explicou Auri. O coordenador mencionou também a necessidade afirmar os direitos conquistados por elas e proporcionar maior acesso à políticas públicas por meio de processos formativos.

Devido a marginalização a que jovens e crianças do meio rural são expostos, o trabalho escravo também foi tema da audiência. Marcelo Uchoa informou a criação de uma comissão estadual para tratar o tema, e convidou a FETRAF para integrar o debate.

Uchoa, colocou-se à disposição para participar das discussões para construção do diálogo por uma sociedade mais justa no campo e parabenizou a entidade pela  atuação.

A FETRAF-CE e a secretaria Especial de Políticas Públicas de Direitos Humanos deve se reunir ainda este mês para encaminhar nova agenda para detalhar parcerias.