Aconteceu nesta segunda-feira, 17 de julho, em Fortaleza (CE), o lançamento nacional do Plano Safra para o Nordeste. O representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF-Brasil), Aurir Júnior, esteve presente no evento que contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
Cada região está recebendo a visita do ministro para o lançamento desse, que é considerado o maior Plano Safra da história. O programa deve movimentar cerca de R$8,5 milhões, através de empréstimos concedidos pelo Banco do Nordeste (BNB).
Com foco na Agricultura Familiar, o Governo Federal irá disponibilizar aproximadamente 71,6 bilhões em investimentos para todo o país, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Para os agricultores que priorizarem a produção sustentável, o investimento no microcrédito produtivo Agroamigo (Pronaf B) será maior e a taxa de juros cai para 4% ao ano. No Nordeste, a taxa é de 0,5%.
O Coordenador de Política de Acesso à Terra, Organização da Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo da CONTRAF-Brasil, Aurir Júnior, informa que o Nordeste obteve uma redução na taxa por ser a região onde está concentrada a maior parte da produção da agricultura familiar.
“Por ser a região com maior número de agricultores familiares e estabelecimentos de agricultura familiar do país, o Plano vai apresentar uma opção diferenciada para o NE, que é a redução maior nas taxas de crédito para o micro agricultor”, explica.
Ele ainda ressaltou o comprometimento da CONTRAF-Brasil e demais entidades em acompanhar de perto todas as demandas para que seja efetuado de maneira correta e chegue a todos os agricultores familiares.
“Esperamos criar um grupo de trabalho com o Governo e com os bancos para monitorar e acompanhar a implantação desse Plano Safra para que, de fato, ele possa chegar aos agricultores e agricultoras familiares”, enfatiza.
No evento ainda foi lançado o Programa Mais Alimentos, para viabilizar a instalação de máquinas e equipamentos para a produção sustentável. As mulheres também receberão uma linha específica de crédito, o Pronaf Mulher. O Governo deve destinar ao Plano Safra, em torno de, R$364,22 bilhões.