CONTRAF BRASIL vai fortalecer militância com formação e educação profissional

26/01/2017 - 15:16

Lideranças foram unânimes em afirmar que na atual conjuntura, a formação, é primordial para fortalecer as bases

Investir em formação e educação profissional será uma das metas da CONTRAF BRASIL neste ano, para fortalecer a base sindical e as lideranças de todas as federações. O objetivo é preparar não só aqueles que estão à frente do movimento, mas também novos representantes que farão a luta em defesa e avanço da Agricultura Familiar no país.

“É necessário um estudo e elaboração de conteúdo para fazer o enfrentamento do cenário político atual”, destaca a coordenadora de formação e educação profissional da CONTRAF BRASIL, Elisangela Araújo, também diretora executiva da CUT Nacional. Ela propôs uma Seminário Nacional com a Juventude visando a construção de novas lideranças.

Na oportunidade, Rosane Bertotti, secretária de formação da CUT Nacional, falou da expertise da Central na formação de lideranças e de ser referência na construção da História do Movimento Sindical no país. “Não dá para não fazer formação, principalmente nessa atual conjuntura política do país. Temos que fazer luta e a formação é essencial neste processo”, acrescentou.

O planejamento da CONTRAF BRASIL é de trabalhar a formação por estados. “É o momento do Rural se consolidar e será estruturante propiciar tanto a capacitação e qualificação para nós. É um projeto que vai somar e possibilitar dialogarmos com a ponta”, ressaltou Elvio Motta, coordenador de Habitação da CONTRAF BRASIL.

Representando o estado de Minas Gerais, Genilton Junior, contou a experiência dos últimos atos. “Precisamos para além da formação, também ter unidade neste momento. Fazer a luta com os movimentos sociais foi o que nos deu fôlego em Minas”, disse.

Na mesma direção, a coordenadora da secretaria geral da CONTRAF BRASIL e coordenadora da Fetraf do Rio Grande do Norte, Josana Lima, falou da experiência na região e destacou; “Não dá para fazer a luta isoladamente, unificar agora é importante para ampliarmos o debate e a nossa força”.

A temática da Formação Sindical da Agricultura Familiar ocorreu no segundo dia de reunião da direção ampliada e ficou deliberado a construção coletiva dessa atividade pela coordenação da CONTRAF BRASIL.