Começa hoje (23) o 6º Congresso Sindical e Feira da Agricultura Familiar Potiguar, no Rio Grande do Norte. O evento realizado ela Fetraf RN, entidade que representa a Agricultura Familiar do estado terá o tema: ‘Em um país de retrocesso, somos resistência’.
Da direção da Fetraf RN e também da Contraf Brasil, Josana Lima lembra que o congresso ocorre em meio aos desafios de uma pauta nacional. “O tema por si só já diz tudo, ‘Em um país de retrocessos somos resistência’. Portanto vamos traçar nosso diálogo para os próximos 4 anos na perspectiva de pensar a importância da produção da agricultura familiar para o desenvolvimento. Esse será o ponto alto do debate”, explica Josana Lima.
Este ano a federação completa 15 anos de atuação e celebra com uma homenagem aos agricultores e agricultoras familiares que estiveram à frente da entidade, no processo da organização sindical e fortalecimento do movimento.
Ainda, o Congresso contará com mesas de debates abordando os temas da conjuntura política, organização sindical, produção e comercialização dos produtos oriundos da Agricultura Familiar, o modelo de produção e políticas públicas para o setor.
O objetivo do debate é construir diretrizes que possam nortear a nova direção acerca dos temas mais importantes que merecem destaque para o próximo período, sendo parte do planejamento estratégico. Está previsto neste contexto oficinas temáticas sobre: Formação e gênero (Juventude, Mulheres e Terceira Idade); Organização da produção, comercialização e cooperativismo; Organização Sindical e Previdência; Políticas Sociais; Política agrícola, agrária e meio ambiente.
Cícera Franco, da direção da Fetraf RN diz: ‘a federação me representa, como agricultora familiar e mulher empoderada. Aqui conhecemos nossa realidade e resgatamos nossa história. A organização sindical nos mostra a importância de lutar pelos nossos direitos e estou aqui para reafirmar a luta e a resistência, em prol de uma agricultura familiar sustentável e solidária para o Rio Grande do Norte”.
Em meio ao Congresso, a Fetraf RN também realiza a Feira da Agricultura Familiar, em frente ao CEMTRAF, em São Paulo do Potengí, com exposição dos produtos dos agricultores e agricultoras da região Potengí e demais municípios vizinhos.
Para o agricultor familiar Antônio Rodrigues Rozário, guardião de sementes crioulas, se não fossem as entidades sindicais o agricultor familiar nunca seria reconhecido. “Sempre fomos discriminados e, agora, isso está mudando. Isto se deve a organização sindical. Sou guardião das sementes crioulas. Essa aqui tem mais de 300 anos e me sinto orgulhoso de fazer parte deste trabalho que passou por gerações em minha família”, conta emocionado.
Os participantes devem também eleger no último dia de congresso, a nova diretoria que terá o mandato do período de 2019 a 2023.