Trabalhadores (as) da Agricultura Familiar da FETRAF ocupam INCRA na manhã desta segunda-feira

A manifestação é uma forma de reivindicar solução para problemas da reforma agrária que impossibilitam o trabalho de várias famílias da região

Escrito por: • Publicado em: 20/03/2017 - 14:28 Escrito por: Publicado em: 20/03/2017 - 14:28

manhã desta segunda-feira 20.03 cerca de 300 trabalhadores (as), acampados e assentados da reforma agrária do estado de Goiás ocuparam o INCRA na cidade de Goiânia, num ato de indignação a morosidade nos processos de pagamento das áreas de reforma agrária. A lentidão afeta principalmente os acampados que aguardam a terra para produzir e ter o meio de renda.

Segundo as lideranças da FETRAF-GO alguns dos processos, que passaram por vistoria em 2016, já estão com decreto vencido. Além disso, há outros problemas de morosidade como a liberação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) - que é o documento de identificação da agricultura familiar, seleção e homologação das famílias nos assentamentos, autorização para as famílias assentadas, sem falar na falta de infraestrutura, água e estrada nas áreas.

As lideranças entregaram pela manhã a pauta de reivindicações para o superintendente do INCRA regional, que está agendando com a direção nacional do INCRA uma agenda em Brasília, já que as questões a serem tratadas são de âmbito nacional.

“Uma das nossas preocupações é justamente com o edital que trata da seleção das famílias acampadas, que deve ser publicado nos próximos dias, sem o diálogo com os movimentos”, explica Gerailton Ferreira dos Santos, coordenador de Reforma Agrária e Meio Ambiente da Fetraf de Goiás.

A ocupação da Agricultura Familiar irá permanecer no INCRA de Goiânia até que a agenda com a direção nacional do INCRA seja marcada.

Título: Trabalhadores (as) da Agricultura Familiar da FETRAF ocupam INCRA na manhã desta segunda-feira, Conteúdo: manhã desta segunda-feira 20.03 cerca de 300 trabalhadores (as), acampados e assentados da reforma agrária do estado de Goiás ocuparam o INCRA na cidade de Goiânia, num ato de indignação a morosidade nos processos de pagamento das áreas de reforma agrária. A lentidão afeta principalmente os acampados que aguardam a terra para produzir e ter o meio de renda. Segundo as lideranças da FETRAF-GO alguns dos processos, que passaram por vistoria em 2016, já estão com decreto vencido. Além disso, há outros problemas de morosidade como a liberação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) - que é o documento de identificação da agricultura familiar, seleção e homologação das famílias nos assentamentos, autorização para as famílias assentadas, sem falar na falta de infraestrutura, água e estrada nas áreas. As lideranças entregaram pela manhã a pauta de reivindicações para o superintendente do INCRA regional, que está agendando com a direção nacional do INCRA uma agenda em Brasília, já que as questões a serem tratadas são de âmbito nacional. “Uma das nossas preocupações é justamente com o edital que trata da seleção das famílias acampadas, que deve ser publicado nos próximos dias, sem o diálogo com os movimentos”, explica Gerailton Ferreira dos Santos, coordenador de Reforma Agrária e Meio Ambiente da Fetraf de Goiás. A ocupação da Agricultura Familiar irá permanecer no INCRA de Goiânia até que a agenda com a direção nacional do INCRA seja marcada.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.