Rossetto defende produção agroecológica e orgânica como opção estratégica para o país.

O ministro Miguel Rossetto defendeu a produção dos produtos agroecológicos e orgânicos em grande escala, durante o encerramento da 10ª Reunião da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

Escrito por: MDA • Publicado em: 20/03/2015 - 20:27 Escrito por: MDA Publicado em: 20/03/2015 - 20:27

 

O encontro com representantes da sociedade civil e órgãos do Executivo ocorreu no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Rossetto reafirmou o compromisso do governo federal com o Plano Nacional de Produção Agroecológica e Produção Orgânica, para o ministro, uma opção estratégica para o Brasil. “O nosso projeto de governo representa uma outra forma de ver o país, com respeito a homens e mulheres, respeito à terra, à água e ao ar.” Um exemplo claro desta opção, destacou, é a visita da presidenta Dilma Rousseff a um assentamento de reforma agrária no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira. A presidenta vai participar da abertura da colheita do arroz orgânico em Eldorado do Sul, produção viabilizada por meio de políticas públicas do Governo Federal.

O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) salientou a importância da participação social na promoção do desenvolvimento rural com o uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis. “Existem temas que não podem ser discutidos sem a participação da sociedade. É esse o caso. Estamos falando de sustentabilidade, de recursos hídricos, dos nossos compromissos com as gerações futuras”.

Sobre a Comissão

A Comissão Nacional da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é formada por representantes de 14 órgãos e entidades do executivo federal e por 14 entidades titulares e 14 entidades suplentes representantes da sociedade civil. O objetivo do colegiado é promover a participação da sociedade na elaboração e acompanhamento do Plano e da Política de Agroecologia.

Em sua 10º reunião, a Comissão debateu as atividades da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), que visa integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica. O documento prevê a elaboração de um plano com metas e prazos a serem cumpridos pelo governo e determina elementos como a concessão de crédito, seguro, assistência técnica e pesquisa para ampliar a produção de base agroecológica no Brasil.

Título: Rossetto defende produção agroecológica e orgânica como opção estratégica para o país., Conteúdo:   O encontro com representantes da sociedade civil e órgãos do Executivo ocorreu no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Rossetto reafirmou o compromisso do governo federal com o Plano Nacional de Produção Agroecológica e Produção Orgânica, para o ministro, uma opção estratégica para o Brasil. “O nosso projeto de governo representa uma outra forma de ver o país, com respeito a homens e mulheres, respeito à terra, à água e ao ar.” Um exemplo claro desta opção, destacou, é a visita da presidenta Dilma Rousseff a um assentamento de reforma agrária no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira. A presidenta vai participar da abertura da colheita do arroz orgânico em Eldorado do Sul, produção viabilizada por meio de políticas públicas do Governo Federal. O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) salientou a importância da participação social na promoção do desenvolvimento rural com o uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis. “Existem temas que não podem ser discutidos sem a participação da sociedade. É esse o caso. Estamos falando de sustentabilidade, de recursos hídricos, dos nossos compromissos com as gerações futuras”. Sobre a Comissão A Comissão Nacional da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é formada por representantes de 14 órgãos e entidades do executivo federal e por 14 entidades titulares e 14 entidades suplentes representantes da sociedade civil. O objetivo do colegiado é promover a participação da sociedade na elaboração e acompanhamento do Plano e da Política de Agroecologia. Em sua 10º reunião, a Comissão debateu as atividades da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), que visa integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica. O documento prevê a elaboração de um plano com metas e prazos a serem cumpridos pelo governo e determina elementos como a concessão de crédito, seguro, assistência técnica e pesquisa para ampliar a produção de base agroecológica no Brasil.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.