Rio Grande do Norte recebe a primeira Oficina de Planejamento do PNCF.

A Fetraf/ Brasil realizou nesta quinta (5) e sexta-feira (6) em São Paulo do Potengi- RN, a Primeira Oficina Estadual de Planejamento do PNCF (Programa Nacional do Crédito Fundiário).

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 09/03/2015 - 08:13 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 09/03/2015 - 08:13

A Fetraf/ Brasil realizou nesta quinta (5) e sexta-feira (6) em São Paulo do Potengi- RN, a Primeira Oficina Estadual de Planejamento do PNCF (Programa Nacional do Crédito Fundiário).

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. O PNCF é coordenado pela Secretaria de reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com os governos estaduais, movimento sindical rural e uma grande quantidade de parceiros. Além da terra, o programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma.

A Oficina de Capacitação visa aumentar o conhecimento específico e operacional dos técnicos envolvidos no programa, para que haja mais facilidade e agilidade na contratação de novas propostas. Com aprofundamento na apresentação do Programa Nacional de Crédito Fundiário e também aos sistemas operacionais que farão parte dele, as onze oficinas realizadas no decorrer de março e abril, investem na qualificação dos técnicos e coordenadores, para que realmente ajudem a desburocratizar o processo.

José Jubenick da Silva, coordenador do Programa no estado, faz uma avaliação positiva da oficina, que além de conseguir envolver 21 municípios que farão parte do PNCF, tiveram acesso a informações importantes para a execução do projeto nas bases. “Conseguimos deixar os coordenadores dos municípios empolgados. A presença de Raimundo Costa, do reordenamento de assuntos fundiários e reforma agrária, Secretário do Reordenamento Agrário do MDA Adhemar Almeida e o Coordenador da UTE João Vicente, foi positiva para sedimentar essa parceria. Com essa aproximação, haverá mais facilidade na execução do nosso trabalho”. Sintetiza Jubenick.

Adhemar Almeida falou sobre a importância do PNCF. “Temos a consciência que precisamos ter um Brasil democrático e cada vez mais inclusivo. O crédito fundiário é um programa que vai democratizar o acesso a terra por ser uma política de inclusão social.” Enfatiza o secretário.

 

Abaixo, segue agenda para as próximas oficinas de capacitação nos 11 estados credenciados ao PNCF.

 

OFICINAS ESTADUAIS DE PLANEJAMENTO DO PROJETO

 

ESTADO

CIDADE

PERÍODO

RN

São Paulo do Potengi

5 e 6 março

RS

Passo Fundo

16 e 17 março

BA

Feira de Santana

18 e 19 março

PE

Arco Verde

19 e 20 março

PI

José de Freitas

23 e 24 março

DF

Brasília e entorno

25 e 26 março *Novo

GO

Goiânia

30 e 31 março

MG

Belo Horizonte

25 e 26 março

SC

Chapecó

30 e 31 abril

PR

Francisco Beltrão

31 março e 1 abril

MA

São Luís

9 e 10 abril * Confirmar

 

Título: Rio Grande do Norte recebe a primeira Oficina de Planejamento do PNCF., Conteúdo: A Fetraf/ Brasil realizou nesta quinta (5) e sexta-feira (6) em São Paulo do Potengi- RN, a Primeira Oficina Estadual de Planejamento do PNCF (Programa Nacional do Crédito Fundiário). O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) possibilita aos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, comprar e estruturar um imóvel rural por meio de financiamento. O PNCF é coordenado pela Secretaria de reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com os governos estaduais, movimento sindical rural e uma grande quantidade de parceiros. Além da terra, o programa possibilita a construção das instalações básicas para a casa (luz, água e esgoto) e investimentos produtivos, como a preparação do solo, compra de implementos, acompanhamento técnico e o que mais for necessário para que o agricultor possa se desenvolver de forma independente e autônoma. A Oficina de Capacitação visa aumentar o conhecimento específico e operacional dos técnicos envolvidos no programa, para que haja mais facilidade e agilidade na contratação de novas propostas. Com aprofundamento na apresentação do Programa Nacional de Crédito Fundiário e também aos sistemas operacionais que farão parte dele, as onze oficinas realizadas no decorrer de março e abril, investem na qualificação dos técnicos e coordenadores, para que realmente ajudem a desburocratizar o processo. José Jubenick da Silva, coordenador do Programa no estado, faz uma avaliação positiva da oficina, que além de conseguir envolver 21 municípios que farão parte do PNCF, tiveram acesso a informações importantes para a execução do projeto nas bases. “Conseguimos deixar os coordenadores dos municípios empolgados. A presença de Raimundo Costa, do reordenamento de assuntos fundiários e reforma agrária, Secretário do Reordenamento Agrário do MDA Adhemar Almeida e o Coordenador da UTE João Vicente, foi positiva para sedimentar essa parceria. Com essa aproximação, haverá mais facilidade na execução do nosso trabalho”. Sintetiza Jubenick. Adhemar Almeida falou sobre a importância do PNCF. “Temos a consciência que precisamos ter um Brasil democrático e cada vez mais inclusivo. O crédito fundiário é um programa que vai democratizar o acesso a terra por ser uma política de inclusão social.” Enfatiza o secretário.   Abaixo, segue agenda para as próximas oficinas de capacitação nos 11 estados credenciados ao PNCF.   OFICINAS ESTADUAIS DE PLANEJAMENTO DO PROJETO   ESTADO CIDADE PERÍODO RN São Paulo do Potengi 5 e 6 março RS Passo Fundo 16 e 17 março BA Feira de Santana 18 e 19 março PE Arco Verde 19 e 20 março PI José de Freitas 23 e 24 março DF Brasília e entorno 25 e 26 março *Novo GO Goiânia 30 e 31 março MG Belo Horizonte 25 e 26 março SC Chapecó 30 e 31 abril PR Francisco Beltrão 31 março e 1 abril MA São Luís 9 e 10 abril * Confirmar  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.