Programa Nacional de Crédito Fundiário beneficia sete famílias no Município de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia.

Três anos de luta, dedicação e perseverança resultam na aprovação da proposta do Crédito Fundiário da Associação Condomínio Eliane Oliveira (ACEO) em Salvador

Escrito por: Fetraf/Brasil • Publicado em: 13/12/2015 - 18:52 Escrito por: Fetraf/Brasil Publicado em: 13/12/2015 - 18:52

Três anos de luta, dedicação e perseverança resultam na aprovação da proposta do Crédito Fundiário da Associação Condomínio Eliane Oliveira (ACEO) em Salvador. A conquista é fruto de uma idéia inovadora da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves – COOPATAN, juntamente com a Casa Familiar Rural - CFR-PTN que buscou a o PNCF para garantir a permanência dos Jovens com melhor qualidade de vida no campo, contribuindo para a geração de ocupação de mais renda.
 
O estabelecimento de assentamentos tem sido uma forma usada pelo governo, para pressionar os movimentos sociais a mudarem essa realidade, contudo, se observa que por vários fatores essa metodologia tem apresentado problemas, e não age como solução para o acesso a terra, principalmente para jovens oriundos do campo do modelo da agricultura familiar.

Como a solução para esse grave problema agrário se arrasta ao longo de décadas no Brasil, aprofundar a implantação de novas estratégias que proporcionem a ampliação do acesso a terra torna-se fundamental. O sistema de Condomínio Agrícola se apresenta como uma ferramenta que pode ser aplicada para melhorar o acesso a terra, sendo  uma iniciativa que pode inspirar a geração de políticas públicas, porém é essencial observar critérios que potencializem a produção agrícola na etapa de escolha das áreas para estabelecimento dos condomínios.
 
O Nome “Eliane Oliveira” é uma homenagem a uma jovem da região que durante sua vida lutou pela melhoria da classe rural principalmente com projetos ligados a juventude.

A aprovação desta primeira proposta na região, possibilita que outras Associações se formem para buscar novas fazendas, pois, o PNCF era visto por todos na região como algo que não funcionava.


 

Título: Programa Nacional de Crédito Fundiário beneficia sete famílias no Município de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia., Conteúdo: Três anos de luta, dedicação e perseverança resultam na aprovação da proposta do Crédito Fundiário da Associação Condomínio Eliane Oliveira (ACEO) em Salvador. A conquista é fruto de uma idéia inovadora da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves – COOPATAN, juntamente com a Casa Familiar Rural - CFR-PTN que buscou a o PNCF para garantir a permanência dos Jovens com melhor qualidade de vida no campo, contribuindo para a geração de ocupação de mais renda.   O estabelecimento de assentamentos tem sido uma forma usada pelo governo, para pressionar os movimentos sociais a mudarem essa realidade, contudo, se observa que por vários fatores essa metodologia tem apresentado problemas, e não age como solução para o acesso a terra, principalmente para jovens oriundos do campo do modelo da agricultura familiar. Como a solução para esse grave problema agrário se arrasta ao longo de décadas no Brasil, aprofundar a implantação de novas estratégias que proporcionem a ampliação do acesso a terra torna-se fundamental. O sistema de Condomínio Agrícola se apresenta como uma ferramenta que pode ser aplicada para melhorar o acesso a terra, sendo  uma iniciativa que pode inspirar a geração de políticas públicas, porém é essencial observar critérios que potencializem a produção agrícola na etapa de escolha das áreas para estabelecimento dos condomínios.   O Nome “Eliane Oliveira” é uma homenagem a uma jovem da região que durante sua vida lutou pela melhoria da classe rural principalmente com projetos ligados a juventude. A aprovação desta primeira proposta na região, possibilita que outras Associações se formem para buscar novas fazendas, pois, o PNCF era visto por todos na região como algo que não funcionava.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.