Produção de alimentos saudáveis em pauta no MDA

Ministro Patrus Ananias recebeu representantes do Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA), e também movimentos sociais para discutir o uso indiscriminado de agrotóxico.

Escrito por: MDA • Publicado em: 17/08/2015 - 13:50 Escrito por: MDA Publicado em: 17/08/2015 - 13:50

A produção de alimentos saudáveis é pauta prioritária para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O uso indiscriminado de agrotóxicos para produção, bem como os transgênicos afetam a saúde e o meio ambiente, foram temas de discussão entre o ministro, Patrus Ananias, e o Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA), em Brasília. 

Durante o encontro, realizado nesta sexta-feira (14), representantes da sociedade civil, movimentos sociais e pesquisadores do GEA expuseram as pautas trabalhadas no grupo que, desde 2006, debate o tema diretamente ligado à agricultura familiar. “É a agricultura familiar que produz os alimentos saudáveis”, salientou o ministro. 

A temática, conforme o ministro, enfrenta grandes desafios atualmente. “Temos importantes avanços, conquistas e aliados nessa questão, mas vivemos uma conjuntura de grandes desafios. Então, queremos construir uma pauta comum, vinculando a reforma agrária à agricultura familiar, à agroecologia e ao cooperativismo”, informou o ministro.
 
A secretária executiva do MDA, Maria Fernanda Coelho, destacou como positivo o debate sobre o monitoramento da contaminação por agrotóxicos. “É algo muito importante, lá foi anunciado que agora vai haver um monitoramento das doenças ligadas à intoxicação. Vamos ter dados, vamos quantificar e saber ao certo o tamanho do dano causado”, explicou. 

 

 

O GEA

 

O Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA) é composto por pesquisadores, representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil. Ele atua, desde 2006, no acompanhamento das reuniões da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Além disso, o Grupo elabora artigos e contribui na produção de cartilhas e livros do MDA sobre agroecologia, agricultura familiar e biossegurança, e também participa de eventos e reuniões do governo e sociedade civil organizada que tratem dessas temáticas. 

 

Título: Produção de alimentos saudáveis em pauta no MDA, Conteúdo: A produção de alimentos saudáveis é pauta prioritária para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O uso indiscriminado de agrotóxicos para produção, bem como os transgênicos afetam a saúde e o meio ambiente, foram temas de discussão entre o ministro, Patrus Ananias, e o Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA), em Brasília.  Durante o encontro, realizado nesta sexta-feira (14), representantes da sociedade civil, movimentos sociais e pesquisadores do GEA expuseram as pautas trabalhadas no grupo que, desde 2006, debate o tema diretamente ligado à agricultura familiar. “É a agricultura familiar que produz os alimentos saudáveis”, salientou o ministro.  A temática, conforme o ministro, enfrenta grandes desafios atualmente. “Temos importantes avanços, conquistas e aliados nessa questão, mas vivemos uma conjuntura de grandes desafios. Então, queremos construir uma pauta comum, vinculando a reforma agrária à agricultura familiar, à agroecologia e ao cooperativismo”, informou o ministro.   A secretária executiva do MDA, Maria Fernanda Coelho, destacou como positivo o debate sobre o monitoramento da contaminação por agrotóxicos. “É algo muito importante, lá foi anunciado que agora vai haver um monitoramento das doenças ligadas à intoxicação. Vamos ter dados, vamos quantificar e saber ao certo o tamanho do dano causado”, explicou.      O GEA   O Grupo de Estudos em Agrobiodiversidade (GEA) é composto por pesquisadores, representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil. Ele atua, desde 2006, no acompanhamento das reuniões da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Além disso, o Grupo elabora artigos e contribui na produção de cartilhas e livros do MDA sobre agroecologia, agricultura familiar e biossegurança, e também participa de eventos e reuniões do governo e sociedade civil organizada que tratem dessas temáticas.   



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.