Primeira aula do curso de extensão para agricultura familiar

O foco do curso é Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. A FETRAF-SUL realiza a atividade em parceria com Universidade Federal da Fronteira Sul

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 14/09/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 14/09/2011 - 00:00

A FETRAF-SUL e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFFS), realizam nesta quinta-feira (15) a aula inaugural do “Curso de Extensão em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”. A aula será na Linha Venci, interior de Águas Frias, Santa Catarina e contará com a presença de 35 alunos.

A formação, que é direcionada para agricultores familiares, lideranças sindicais e de agroindústrias familiares e cooperativas abordará temas como meio ambiente, gestão da propriedade, energias renováveis, tecnologia de manejo e produção, desenvolvimento sustentável, etc.  

O curso acontecerá no Centro de Formação Dom José Gomes em Águas Frias – SC. Espaço que será inaugurado neste dia e foi cedido pela prefeitura de Águas Frias para a realização da formação.

Na programação do curso está prevista a formação em etapas de dois dias, alternados a cada 40 dias e com a duração de um ano. A carga horária total é de 336 horas.

Este é o primeiro curso de extensão realizado pela universidade em parceria com as organizações da agricultura familiar. Após sua consolidação, o objetivo da FETRAF-SUL é ampliar o curso para toda a base sindical nos três estados do Sul.

Segundo Alexandre Bergamin, coordenador do projeto, este é um trabalho de muitos anos. Desde a luta pela implantação da UFFS e em seguida, o trabalho para a realização desde curso que está em desenvolvimento desde 2010.

“Agora estamos próximos ao momento mais importante em que os agricultores e lideranças serão beneficiados com o conhecimento. É muito importante para desfrutar desta parceria na formação e desenvolvimento da regional”, explicou Alexandre.

Para Ulisses Pereira de Mello, professor doutor em Agroecologia da UFFS de Erechim, “a UFFS nasceu dos movimentos sociais, o curso pode ser visto como uma contrapartida da universidade para o desenvolvimento regional”.

Integram a parceria para realização do curso a Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO), Rede Ecovida de Agroecologia, Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), e Cooperativa Central Sabor Colonial, com apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAFs) de Chapecó, Coronel Freitas e Pinhalzinho.

* Informações FETRAF-SUL

 

 

 

Título: Primeira aula do curso de extensão para agricultura familiar, Conteúdo: A FETRAF-SUL e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFFS), realizam nesta quinta-feira (15) a aula inaugural do “Curso de Extensão em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”. A aula será na Linha Venci, interior de Águas Frias, Santa Catarina e contará com a presença de 35 alunos. A formação, que é direcionada para agricultores familiares, lideranças sindicais e de agroindústrias familiares e cooperativas abordará temas como meio ambiente, gestão da propriedade, energias renováveis, tecnologia de manejo e produção, desenvolvimento sustentável, etc.   O curso acontecerá no Centro de Formação Dom José Gomes em Águas Frias – SC. Espaço que será inaugurado neste dia e foi cedido pela prefeitura de Águas Frias para a realização da formação. Na programação do curso está prevista a formação em etapas de dois dias, alternados a cada 40 dias e com a duração de um ano. A carga horária total é de 336 horas. Este é o primeiro curso de extensão realizado pela universidade em parceria com as organizações da agricultura familiar. Após sua consolidação, o objetivo da FETRAF-SUL é ampliar o curso para toda a base sindical nos três estados do Sul. Segundo Alexandre Bergamin, coordenador do projeto, este é um trabalho de muitos anos. Desde a luta pela implantação da UFFS e em seguida, o trabalho para a realização desde curso que está em desenvolvimento desde 2010. “Agora estamos próximos ao momento mais importante em que os agricultores e lideranças serão beneficiados com o conhecimento. É muito importante para desfrutar desta parceria na formação e desenvolvimento da regional”, explicou Alexandre. Para Ulisses Pereira de Mello, professor doutor em Agroecologia da UFFS de Erechim, “a UFFS nasceu dos movimentos sociais, o curso pode ser visto como uma contrapartida da universidade para o desenvolvimento regional”. Integram a parceria para realização do curso a Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO), Rede Ecovida de Agroecologia, Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), e Cooperativa Central Sabor Colonial, com apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (SINTRAFs) de Chapecó, Coronel Freitas e Pinhalzinho. * Informações FETRAF-SUL      



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.