Presidentes do Condraf entregam documento final da 2ª Cnater para Anater

Condraf realiza a entrega do documento final da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que contém as 30 propostas de políticas definidas pelos movimentos rurais.

Escrito por: Texto: Condraf • Publicado em: 17/06/2016 - 17:53 Escrito por: Texto: Condraf Publicado em: 17/06/2016 - 17:53
Na tarde desta sexta (17/06), os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) estiveram reunidos com a equipe da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O objetivo foi realizar a entrega do documento final da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater), que contém as 30 propostas de políticas definidas pelos movimentos rurais.
 
Paulo Guilherme Cabral, presidente da Anater, reconheceu a importância da participação popular nas políticas desenvolvidas pelo governo. “Nossas ações dependem disso. Todos os resultados que a gente espera precisam ser pactuados com a sociedade civil, com os agricultores. Para o governo dar conta de acertar, tem que ser de forma participativa”, disse.
 
O presidente do Condraf, Marcos Rochinski, lembra que a Anater foi criada também com participação social. “A gente ajudou a construir a Anater, queremos que ela perdure com apoio do Condraf”. Alessandra Lunas, presidenta do conselho, acredita que ter três presidentes, da sociedade civil, à frente do Condraf, é uma forma de fortificar as demandas rurais. “O Condraf será sempre um espaço de resistência”.
 
Mesmo diante da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a expectativa do conselho é que o documento sirva como referência para nortear a Política Nacional de Ater (Pnater) pelos próximos anos. “O resultado da 2ª Cnater é uma riqueza profunda para a Anater estruturar sua política”, disse Mandela, também presidente do Condraf. 
 
De outubro de 2015 até aqui, foram realizadas 240 conferências municipais, 286 territoriais, 27 estaduais e 9 temáticas, além da nacional, que reuniu mil pessoas do rural brasileiro em Brasília, de 31 de maio a 3 de junho de 2016. O evento foi coordenado pelo Condraf.
 
Título: Presidentes do Condraf entregam documento final da 2ª Cnater para Anater, Conteúdo: Na tarde desta sexta (17/06), os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) estiveram reunidos com a equipe da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). O objetivo foi realizar a entrega do documento final da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater), que contém as 30 propostas de políticas definidas pelos movimentos rurais.   Paulo Guilherme Cabral, presidente da Anater, reconheceu a importância da participação popular nas políticas desenvolvidas pelo governo. “Nossas ações dependem disso. Todos os resultados que a gente espera precisam ser pactuados com a sociedade civil, com os agricultores. Para o governo dar conta de acertar, tem que ser de forma participativa”, disse.   O presidente do Condraf, Marcos Rochinski, lembra que a Anater foi criada também com participação social. “A gente ajudou a construir a Anater, queremos que ela perdure com apoio do Condraf”. Alessandra Lunas, presidenta do conselho, acredita que ter três presidentes, da sociedade civil, à frente do Condraf, é uma forma de fortificar as demandas rurais. “O Condraf será sempre um espaço de resistência”.   Mesmo diante da extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a expectativa do conselho é que o documento sirva como referência para nortear a Política Nacional de Ater (Pnater) pelos próximos anos. “O resultado da 2ª Cnater é uma riqueza profunda para a Anater estruturar sua política”, disse Mandela, também presidente do Condraf.    De outubro de 2015 até aqui, foram realizadas 240 conferências municipais, 286 territoriais, 27 estaduais e 9 temáticas, além da nacional, que reuniu mil pessoas do rural brasileiro em Brasília, de 31 de maio a 3 de junho de 2016. O evento foi coordenado pelo Condraf.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.