Presidente da Câmara de Mirante-BA do PCdoB nega pedido de audiência pública sobre a reforma da previdência

Vereador que pediu audiência foi eleito representando a agricultura familiar da região e diz que é necessário o debate, pois está ali para defender o direito do povo

Escrito por: Assessoria de Comunicação CONTRAF BRASIL • Publicado em: 17/03/2017 - 16:09 Escrito por: Assessoria de Comunicação CONTRAF BRASIL Publicado em: 17/03/2017 - 16:09
Em meio a proposta de reforma da previdência social, que retira direitos conquistados da classe trabalhadora do país e retroage a condição social da vida de inúmeras pessoas, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Mirante na Bahia se negou a realizar uma audiência pública com a participação da sociedade civil, que tinha o objetivo de levar esclarecimentos sobre as mudanças que podem afetar a vida de toda comunidade.
 
O pedido de audiência pública foi realizado no último dia 15 de março, de iniciativa do vereador José Roberto Reis de Souza (PTN). O motivo da solicitação foi justamente pela atual conjuntura política, a dimensão das mudanças que o projeto vai causar na vida da sociedade civil e do assunto que a nível nacional mobilizou toda a população do país.
 
No entanto, o pedido foi indeferido pelo presidente da Câmara Municipal de Mirante Marcelo Rodrigues da Silva (PCdoB), alegando que a Câmara de Deputados e Senado é que são competentes para tal pedido como meio ideal de contrapor as explanações envolvidas. 
 
Vale lembrar que vários municípios do estado como Mutuípe, Coité, Rafael Jambeiro, Serrinha, Araci, São Miguel das Matas, Caetité, Ubaíra, entre outras, já realizaram audiências públicas a fim de informar a sociedade e esclarecer quais as mudanças que virão com a PEC 287, caso seja aprovada, pois a medida atinge a classe trabalhadora, justamente o povo. 
 
Para o vereador José Roberto Reis de Souza, o indeferimento mostra o descompromisso do presidente da Câmara Municipal com o interesse da comunidade de Mirante, que precisa saber o que está em jogo e pode acontecer com o direito deles.
 
“Eu fui eleito a vereador pela nossa população de Mirante para defender seus direitos e o interesse público e o debate sobre a reforma da previdência social é necessário para mostrarmos o que está em jogo. O problema não é apenas dos deputados e senadores, pois enquanto vereador se não mostrarmos que nosso povo não é a favor dessa reforma, ela vai passar” diz o José Roberto que levou o questionamento ao presidente da Câmara, “ quantos trabalhadores temos em nossa cidade? Essa reforma também vai atingir a economia do nosso município que em parte sobrevive dos recursos da previdência social, então como isso não é de interesse da Câmara de Vereadores? ”.
 
O vereador José Roberto Reis de Souza é representante da categoria da agricultura familiar no município, que tem sua economia local baseada na pecuária, agricultura de subsistência e ouvinocaprinocultura.  Segundo o último censo do IBGE a cidade possui uma população de 10.507 habitantes.
 
Veja foto do documento de indeferimento do pedido da audiência pública:
 
 
Veja a foto do documento solicitando o pedido de audiência:
 
Título: Presidente da Câmara de Mirante-BA do PCdoB nega pedido de audiência pública sobre a reforma da previdência, Conteúdo: Em meio a proposta de reforma da previdência social, que retira direitos conquistados da classe trabalhadora do país e retroage a condição social da vida de inúmeras pessoas, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Mirante na Bahia se negou a realizar uma audiência pública com a participação da sociedade civil, que tinha o objetivo de levar esclarecimentos sobre as mudanças que podem afetar a vida de toda comunidade.   O pedido de audiência pública foi realizado no último dia 15 de março, de iniciativa do vereador José Roberto Reis de Souza (PTN). O motivo da solicitação foi justamente pela atual conjuntura política, a dimensão das mudanças que o projeto vai causar na vida da sociedade civil e do assunto que a nível nacional mobilizou toda a população do país.   No entanto, o pedido foi indeferido pelo presidente da Câmara Municipal de Mirante Marcelo Rodrigues da Silva (PCdoB), alegando que a Câmara de Deputados e Senado é que são competentes para tal pedido como meio ideal de contrapor as explanações envolvidas.    Vale lembrar que vários municípios do estado como Mutuípe, Coité, Rafael Jambeiro, Serrinha, Araci, São Miguel das Matas, Caetité, Ubaíra, entre outras, já realizaram audiências públicas a fim de informar a sociedade e esclarecer quais as mudanças que virão com a PEC 287, caso seja aprovada, pois a medida atinge a classe trabalhadora, justamente o povo.    Para o vereador José Roberto Reis de Souza, o indeferimento mostra o descompromisso do presidente da Câmara Municipal com o interesse da comunidade de Mirante, que precisa saber o que está em jogo e pode acontecer com o direito deles.   “Eu fui eleito a vereador pela nossa população de Mirante para defender seus direitos e o interesse público e o debate sobre a reforma da previdência social é necessário para mostrarmos o que está em jogo. O problema não é apenas dos deputados e senadores, pois enquanto vereador se não mostrarmos que nosso povo não é a favor dessa reforma, ela vai passar” diz o José Roberto que levou o questionamento ao presidente da Câmara, “ quantos trabalhadores temos em nossa cidade? Essa reforma também vai atingir a economia do nosso município que em parte sobrevive dos recursos da previdência social, então como isso não é de interesse da Câmara de Vereadores? ”.   O vereador José Roberto Reis de Souza é representante da categoria da agricultura familiar no município, que tem sua economia local baseada na pecuária, agricultura de subsistência e ouvinocaprinocultura.  Segundo o último censo do IBGE a cidade possui uma população de 10.507 habitantes.   Veja foto do documento de indeferimento do pedido da audiência pública:     Veja a foto do documento solicitando o pedido de audiência:  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.