Preço da mamona será divulgado semanalmente

Os cinco maiores Estados produtores terão pesquisa feitas regularmente. Os preços do Rio Grande do Norte e da Paraíba serão compostos pela média dos estados do Ceará e Pernambuco

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 13/04/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 13/04/2012 - 00:00

A partir desta sexta-feira (13), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) disponibilizará os preços médios semanais da mamona em baga. A metodologia para pesquisa de preço foi acordada entre FETRAF-BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário e demais movimentos sociais e Petrobas, para prover de informações a cadeia produtiva e, principalmente, os produtores nas áreas de atuação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

Desde o ano passado a FETRAF discute com os órgãos a necessidade de regulação do preço da oleaginosa. Até junho de 2011, a Secretaria de Agricultura no Estado da Bahia (SEAGRI) era responsável pela publicação dos preços, os quais eram referência para a Petrobras Biocombustível realizar o pagamento aos agricultores familiares.

Agora, a pesquisa de preços será feita semanalmente em municípios da Bahia (maior produtor brasileiro de mamona), do Ceará, norte de Minas Gerais, de Pernambuco e do Piauí. Já os preços do Rio Grande do Norte e da Paraíba serão compostos pela média dos estados do Ceará e Pernambuco.

A metodologia da pesquisa foi apresentada aos movimentos sociais nos estados da Bahia e de Minas Gerais. Os demais estados também serão contemplados com reuniões para divulgação. A próxima será realizada no Ceará, no dia 16.

A Conab dedicará uma página específica à oleaginosa, reunindo informações sobre conjunturas, calendário agrícola, safra, normativos, entre outras informações de interesse da cadeia. O acesso poderá ser feito na área Indicadores CONAB/ Preços.

Título: Preço da mamona será divulgado semanalmente, Conteúdo: A partir desta sexta-feira (13), a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) disponibilizará os preços médios semanais da mamona em baga. A metodologia para pesquisa de preço foi acordada entre FETRAF-BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário e demais movimentos sociais e Petrobas, para prover de informações a cadeia produtiva e, principalmente, os produtores nas áreas de atuação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Desde o ano passado a FETRAF discute com os órgãos a necessidade de regulação do preço da oleaginosa. Até junho de 2011, a Secretaria de Agricultura no Estado da Bahia (SEAGRI) era responsável pela publicação dos preços, os quais eram referência para a Petrobras Biocombustível realizar o pagamento aos agricultores familiares. Agora, a pesquisa de preços será feita semanalmente em municípios da Bahia (maior produtor brasileiro de mamona), do Ceará, norte de Minas Gerais, de Pernambuco e do Piauí. Já os preços do Rio Grande do Norte e da Paraíba serão compostos pela média dos estados do Ceará e Pernambuco. A metodologia da pesquisa foi apresentada aos movimentos sociais nos estados da Bahia e de Minas Gerais. Os demais estados também serão contemplados com reuniões para divulgação. A próxima será realizada no Ceará, no dia 16. A Conab dedicará uma página específica à oleaginosa, reunindo informações sobre conjunturas, calendário agrícola, safra, normativos, entre outras informações de interesse da cadeia. O acesso poderá ser feito na área Indicadores CONAB/ Preços.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.