Possíveis beneficiários aprenderam a ter responsabilidades com a terra em Oficinas iniciais de Capacitação em Santa Catarina.

Mais capacitações a possíveis beneficiários aconteceram em Canoinhas e Caçador, municípios localizados no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 29/09/2015 - 14:01 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 29/09/2015 - 14:01

 

OFICINA NO MUNICÍPIO CANOINHASOFICINA NO MUNICÍPIO CANOINHAS

 

Mais capacitações iniciais a possíveis beneficiários ao PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) aconteceram nos Municípios de Canoinhas e Caçador, ambos localizados no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina.

 

AS CAPACITAÇÕES

As atividades foram promovidas pela FETRAF-SC por meio do Convênio entre FETRAF/BRASIL E MDA.

Foram apresentados os parceiros do PNCF (Programa Nacional do Crédito Fundiário), nacionais, estaduais e locais, levantando temas importantes como a escolha da terra, documentação da terra, o melhor terreno para se plantar e a local ideal para a permanência das famílias.

Foi explicado ainda o perfil dos beneficiários dentro do novo decreto nº. 8.500, quais as pessoas que realmente se enquadram no programa, expondo as linhas de crédito, taxas de juros, prazos de pagamento e os encargos, além dos fluxos das propostas e os passos a serem dados a partir destas capacitações.

O desenvolvimento do projeto produtivo e da assistência técnica para realizar um bom trabalho dentro da propriedade, junto com os beneficiários após ser assentado, na perspectiva de fazê-lo migrar da cultura do fumo (predominante nessas regiões) para novas culturas mais rentáveis e menos prejudicial à saúde também foi alvo de discussões nos encontros. Sem esquecer é claro, da preocupação com o meio ambiente, onde o manuseio dos resíduos dos lixos domésticos e tóxicos nas propriedades foi ensinado.

Foi falado sobre algumas políticas públicas como o PRONAF A,  programas do Governo Federal e do Governo do Estado que incentivam a agricultura familiar como o “Troca Troca de Sementes”, a distribuição gratuita de calcário para a correção do solo, kits de sementes forrageiro para a produção de leite, o PNHR, a venda institucional da merenda escolar , PAA, luz para todos e outros.

 

De acordo com Marcos Rozar, coordenador do PNCF no esatdo,  mais de cinco propostas nestas regiões serão encaminhadas para o processo de negociação da Terra. Em breve mais famílias poderão mudar de vida a partir do crédito fundiário.

 

MUNICÍPIO DE CANOINHAS

Aproximadamente 50 pessoas dos municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Mato Costa, Três Barras e Porto Leão acompanharam o dia desta atividade que trouxe informações relevantes as possíveis beneficiários. Organizada pelo sindicato do Planalto Norte de Canoinhas, sob a coordenação de João Grin.

MUNICÍPIO DE CAÇADOR

21 agricultores e trabalhadores de Macieira, Evaldo Oeste, Calmon ,Rio das Antas e Caçador participaram da atividade. A capacitação foi organizada pelo Sindicato Regional de Caçador , sob a coordenação de Wanderlei Dalpiaez.

 

OFICINA NO MUNICÍPIO DE CAOFICINA NO MUNICÍPIO DE CA

Título: Possíveis beneficiários aprenderam a ter responsabilidades com a terra em Oficinas iniciais de Capacitação em Santa Catarina., Conteúdo:     Mais capacitações iniciais a possíveis beneficiários ao PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) aconteceram nos Municípios de Canoinhas e Caçador, ambos localizados no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina.   AS CAPACITAÇÕES As atividades foram promovidas pela FETRAF-SC por meio do Convênio entre FETRAF/BRASIL E MDA. Foram apresentados os parceiros do PNCF (Programa Nacional do Crédito Fundiário), nacionais, estaduais e locais, levantando temas importantes como a escolha da terra, documentação da terra, o melhor terreno para se plantar e a local ideal para a permanência das famílias. Foi explicado ainda o perfil dos beneficiários dentro do novo decreto nº. 8.500, quais as pessoas que realmente se enquadram no programa, expondo as linhas de crédito, taxas de juros, prazos de pagamento e os encargos, além dos fluxos das propostas e os passos a serem dados a partir destas capacitações. O desenvolvimento do projeto produtivo e da assistência técnica para realizar um bom trabalho dentro da propriedade, junto com os beneficiários após ser assentado, na perspectiva de fazê-lo migrar da cultura do fumo (predominante nessas regiões) para novas culturas mais rentáveis e menos prejudicial à saúde também foi alvo de discussões nos encontros. Sem esquecer é claro, da preocupação com o meio ambiente, onde o manuseio dos resíduos dos lixos domésticos e tóxicos nas propriedades foi ensinado. Foi falado sobre algumas políticas públicas como o PRONAF A,  programas do Governo Federal e do Governo do Estado que incentivam a agricultura familiar como o “Troca Troca de Sementes”, a distribuição gratuita de calcário para a correção do solo, kits de sementes forrageiro para a produção de leite, o PNHR, a venda institucional da merenda escolar , PAA, luz para todos e outros.   De acordo com Marcos Rozar, coordenador do PNCF no esatdo,  mais de cinco propostas nestas regiões serão encaminhadas para o processo de negociação da Terra. Em breve mais famílias poderão mudar de vida a partir do crédito fundiário.   MUNICÍPIO DE CANOINHAS Aproximadamente 50 pessoas dos municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Mato Costa, Três Barras e Porto Leão acompanharam o dia desta atividade que trouxe informações relevantes as possíveis beneficiários. Organizada pelo sindicato do Planalto Norte de Canoinhas, sob a coordenação de João Grin. MUNICÍPIO DE CAÇADOR 21 agricultores e trabalhadores de Macieira, Evaldo Oeste, Calmon ,Rio das Antas e Caçador participaram da atividade. A capacitação foi organizada pelo Sindicato Regional de Caçador , sob a coordenação de Wanderlei Dalpiaez.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.