Plenária Estadual da FETRAF/PARÁ debate o fortalecimento dos sindicatos da Agricultura Familiar na região.

A plenária foi realizada nesta semana em Marabá-PA. Mais de cem agricultores de diversos sindicatos comparecem a atividade.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 19/11/2015 - 14:52 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 19/11/2015 - 14:52

 

Foi realizada nesta terça (17) e quarta-feira (18) no estado do Pará, a Plenária Estadual da Federação para discutir o fortalecimento dos sindicatos da Agricultura Familiar na região.

Todos os sindicatos regionais e municipais filiados a FETRAF/PA, em Marabá/PA, se encontraram por dois dias, para sanar dúvidas e entender a força que um sindicato possui.

Eustâcio Macedo, assessor da FETRAF/BRASIL abordou assuntos relevantes a realidade dos agricultores familiares no Estado.  Reforma Agrária e habitação foram os maiores destaques do primeiro dia de atividade.

Já no segundo dia, assuntos mais específicos foram abordados, e Valério Dutra, consultor Jurídico da Federação, realizou uma espécie de capacitação com os sindicatos para falar sobre organização sindical, previdência e registro Sindical. Aproximadamente cem sindicalistas participaram da plenária.

“Estou realizada porque agora sinto que estamos no rumo certo. Essa atividade trouxe riquezas de esclarecimentos e proporcionou aos sindicatos amplo conhecimento no sistema sindical”. Explicou Viviane Oliveira, coordenadora do Meio Ambiente da FETRAF/BRASIL e também coordenadora das mulheres na região.

“Além disso, tiramos encaminhamentos importantes para o próximo período. Firmamos um prazo para todos os sindicatos regularizarem seus documentos (Março/ 2016) e também o compromisso de estarem com o pedido de registro no Ministério do Trabalho até Maio do próximo ano. Tudo isso para que empossem a carta sindical com mais rapidez. Outras decisões importantes foram a aprovação da Cooperativa de Habitação que será implantada em 2016, e o fechamento da data do Congresso Estadual do Estado para Maio/2016”. Salientou Viviane.

Para o consultor Valério Dutra, os termos jurídicos são realmente complexos e por isso, se aproximar dos sindicatos é importante para que entendam seus direitos e suas obrigações.

“Muitos agricultores familiares e sindicalistas deixam de fazer a coisa certa por falta de entendimento. E pelo mesmo motivo deixam de se beneficiar da lei. Esse “bate papo” mais intimista traz esclarecimentos de dúvidas reais, vividas por eles no meio rural”. Destacou o consultor que aposta nesse tipo de medida. “Instruí-los é a melhor maneira para ajudá-los a avançar. Concluiu o Consultor.

Título: Plenária Estadual da FETRAF/PARÁ debate o fortalecimento dos sindicatos da Agricultura Familiar na região., Conteúdo:   Foi realizada nesta terça (17) e quarta-feira (18) no estado do Pará, a Plenária Estadual da Federação para discutir o fortalecimento dos sindicatos da Agricultura Familiar na região. Todos os sindicatos regionais e municipais filiados a FETRAF/PA, em Marabá/PA, se encontraram por dois dias, para sanar dúvidas e entender a força que um sindicato possui. Eustâcio Macedo, assessor da FETRAF/BRASIL abordou assuntos relevantes a realidade dos agricultores familiares no Estado.  Reforma Agrária e habitação foram os maiores destaques do primeiro dia de atividade. Já no segundo dia, assuntos mais específicos foram abordados, e Valério Dutra, consultor Jurídico da Federação, realizou uma espécie de capacitação com os sindicatos para falar sobre organização sindical, previdência e registro Sindical. Aproximadamente cem sindicalistas participaram da plenária. “Estou realizada porque agora sinto que estamos no rumo certo. Essa atividade trouxe riquezas de esclarecimentos e proporcionou aos sindicatos amplo conhecimento no sistema sindical”. Explicou Viviane Oliveira, coordenadora do Meio Ambiente da FETRAF/BRASIL e também coordenadora das mulheres na região. “Além disso, tiramos encaminhamentos importantes para o próximo período. Firmamos um prazo para todos os sindicatos regularizarem seus documentos (Março/ 2016) e também o compromisso de estarem com o pedido de registro no Ministério do Trabalho até Maio do próximo ano. Tudo isso para que empossem a carta sindical com mais rapidez. Outras decisões importantes foram a aprovação da Cooperativa de Habitação que será implantada em 2016, e o fechamento da data do Congresso Estadual do Estado para Maio/2016”. Salientou Viviane. Para o consultor Valério Dutra, os termos jurídicos são realmente complexos e por isso, se aproximar dos sindicatos é importante para que entendam seus direitos e suas obrigações. “Muitos agricultores familiares e sindicalistas deixam de fazer a coisa certa por falta de entendimento. E pelo mesmo motivo deixam de se beneficiar da lei. Esse “bate papo” mais intimista traz esclarecimentos de dúvidas reais, vividas por eles no meio rural”. Destacou o consultor que aposta nesse tipo de medida. “Instruí-los é a melhor maneira para ajudá-los a avançar. Concluiu o Consultor.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.