Plano Safra da Agricultura familiar completa 10 anos e é o maior da história.

O governo inova e faz plano que extrapola as ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Escrito por: Fetraf-Brasil • Publicado em: 06/06/2013 - 18:25 Escrito por: Fetraf-Brasil Publicado em: 06/06/2013 - 18:25

Contemplando varias medidas, desde as politicas de credito custeio e investimento,  incorporando para além das politicas de credito, também as politicas de comercialização, Assistência técnica e extensão rural, medidas sobre enquadramento dos agricultores familiares que tem microempresas no regime previdenciário de segurado especial, o governo inova e faz plano que extrapola as ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A grande novidade do anuncio feito pelo ministro Pepe Vargas e pela presidenta Dilma na manha desta quinta-feira, foi a criação da Agencia nacional de assistência técnica e extensão rural, que abarcará recursos para ATER provenientes de vários ministérios e terá uma ligação com a EMBRAPA. A FETRAF fara parte do conselho de administração da nova Agencia. Isso ainda depende da aprovação do congresso e decreto regulamentando a seu funcionamento.

Para a coordenadora geral da FETRAF-BRASIL , Elisangela  Araújo, o plano safra traz algumas novidades, alguns avanços e temos sim uma expectativa de que de fato o conjunto das politicas anunciadas chegue ate os agricultores. A FETRAF aguarda com expectativa as medidas do plano safra do semiárido que será anunciado no dia 20, porque se trata de uma região com um contingente muito grande de agricultores familiares e que pela especificidade da região muitas vezes não conseguem acessar as politicas tradicionais.

A nossa jornada, no entanto não se encerra com os anúncios do plano safra. Temos um conjunto de agendas que prosseguem. Precisamos ajustar questões no programa de habitação no Ministério das Cidades, no Ministério do desenvolvimento Social e Combate a Fome, combinar bem a execução do PAA e do programa de cisternas, ter uma posição definitiva sobre o registro sindical no Ministério do Trabalho, afirma Elisangela.

Nos próximos dias, a direção da FETRAF deve ser recebida pela presidenta Dilma para tratar de outros pontos da pauta.

 

ANEXO AS MEDIDAS DO PLANO SAFRA 2013/2014 E DA AGÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA:

PLANO SAFRA 2013/2014

APRESENTAÇÃO PLANO SAFRA

AGÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA - ANATER

Título: Plano Safra da Agricultura familiar completa 10 anos e é o maior da história., Conteúdo: Contemplando varias medidas, desde as politicas de credito custeio e investimento,  incorporando para além das politicas de credito, também as politicas de comercialização, Assistência técnica e extensão rural, medidas sobre enquadramento dos agricultores familiares que tem microempresas no regime previdenciário de segurado especial, o governo inova e faz plano que extrapola as ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A grande novidade do anuncio feito pelo ministro Pepe Vargas e pela presidenta Dilma na manha desta quinta-feira, foi a criação da Agencia nacional de assistência técnica e extensão rural, que abarcará recursos para ATER provenientes de vários ministérios e terá uma ligação com a EMBRAPA. A FETRAF fara parte do conselho de administração da nova Agencia. Isso ainda depende da aprovação do congresso e decreto regulamentando a seu funcionamento. Para a coordenadora geral da FETRAF-BRASIL , Elisangela  Araújo, o plano safra traz algumas novidades, alguns avanços e temos sim uma expectativa de que de fato o conjunto das politicas anunciadas chegue ate os agricultores. A FETRAF aguarda com expectativa as medidas do plano safra do semiárido que será anunciado no dia 20, porque se trata de uma região com um contingente muito grande de agricultores familiares e que pela especificidade da região muitas vezes não conseguem acessar as politicas tradicionais. A nossa jornada, no entanto não se encerra com os anúncios do plano safra. Temos um conjunto de agendas que prosseguem. Precisamos ajustar questões no programa de habitação no Ministério das Cidades, no Ministério do desenvolvimento Social e Combate a Fome, combinar bem a execução do PAA e do programa de cisternas, ter uma posição definitiva sobre o registro sindical no Ministério do Trabalho, afirma Elisangela. Nos próximos dias, a direção da FETRAF deve ser recebida pela presidenta Dilma para tratar de outros pontos da pauta.   ANEXO AS MEDIDAS DO PLANO SAFRA 2013/2014 E DA AGÊNCIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA: PLANO SAFRA 2013/2014 APRESENTAÇÃO PLANO SAFRA AGÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA - ANATER



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.