Pará organiza grades ações em defesa da Reforma Agrária em maio

Agricultores familiares da região sul definem por realização de Jornada de Lutas com as bandeiras da reforma agrária e contra a reforma da previdência.

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 13/03/2017 - 11:03 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 13/03/2017 - 11:03
 
No último dia 10 de março no município de Redenção no Pará, a Fetraf-PA reuniu mais de 100 agricultores familiares da região sul do estado para discutir as ações dos próximos meses referente as mobilizações da PEC 287 - da Reforma Previdenciária, sobre a Reforma Agrária, principalmente dos conflitos que aumentam na região e organização sindical.
 
Os encaminhamentos são de luta nos próximos meses, como também de fortalecimento do movimento da Agricultura Familiar com a criação de novos sindicatos. Para o mês de maio, as lideranças da Fetraf PA decidiram pela realização de assembleias de novos sindicatos e de uma Jornada de Lutas ampla onde várias temáticas serão tratadas entre elas a Reforma Agrária.
 
 
“Nós estamos organizados em número, somos muitos, mas para termos o reconhecimento precisamos criar nosso sindicato, pois é por meio dele vamos poder trabalhar as políticas públicas, como também lutar pela reforma agrária da nossa região”, diz aos agricultores familiares, Francisco Ferreira, mais conhecido como Chico da Sib, coordenador de organização sindical da Fetraf PA.
 
O objetivo da Jornada pela Reforma Agrária é resolver e minimizar os conflitos de terra que estão aumentando cada vez mais nos últimos anos e as condições dos assentados e acampados. A Fetraf PA quer promover audiências públicas com a presença do secretário de segurança pública, procuradores do Incra Nacional e Estadual e juízes da vara agrária.
 
 
“A polícia vem agindo fortemente contra os acampados da reforma agrária no Pará. O estado está entre as regiões com maior número de assassinatos envolvendo a defesa pelo direito à terra. Antes tínhamos uma ouvidoria que intermediava estes conflitos e que agora foi extinta pelo atual Governo. Não podemos ficar de braços cruzados com tamanha violência contra famílias que são constantemente ameaçadas e alvejada” explica Lázaro Bento, coordenador de Gestão e Finanças da CONTRAF BRASIL.
 
Além das diretrizes sobre Reforma Agrária e organização sindical, os agricultores familiares também reafirmaram que as mobilizações contra a PEC 287 – que trata da Reforma da Previdência irão continuar envolvendo não só a categoria, mas também a sociedade, gestores públicos e classe trabalhadora em geral.
 
Entre as lideranças também estavam presentes, Tião Branco - coordenador de reforma agrária da Fetraf-PA Pará, Neide Oliveira - coordenadora de mulheres da Fetraf-PA, João Batista mais conhecido como Joãozinho - coordenador regional sul da Fetraf-PA e Cláudio Santos da AgroPará.
 
 
Título: Pará organiza grades ações em defesa da Reforma Agrária em maio, Conteúdo:   No último dia 10 de março no município de Redenção no Pará, a Fetraf-PA reuniu mais de 100 agricultores familiares da região sul do estado para discutir as ações dos próximos meses referente as mobilizações da PEC 287 - da Reforma Previdenciária, sobre a Reforma Agrária, principalmente dos conflitos que aumentam na região e organização sindical.   Os encaminhamentos são de luta nos próximos meses, como também de fortalecimento do movimento da Agricultura Familiar com a criação de novos sindicatos. Para o mês de maio, as lideranças da Fetraf PA decidiram pela realização de assembleias de novos sindicatos e de uma Jornada de Lutas ampla onde várias temáticas serão tratadas entre elas a Reforma Agrária.     “Nós estamos organizados em número, somos muitos, mas para termos o reconhecimento precisamos criar nosso sindicato, pois é por meio dele vamos poder trabalhar as políticas públicas, como também lutar pela reforma agrária da nossa região”, diz aos agricultores familiares, Francisco Ferreira, mais conhecido como Chico da Sib, coordenador de organização sindical da Fetraf PA.   O objetivo da Jornada pela Reforma Agrária é resolver e minimizar os conflitos de terra que estão aumentando cada vez mais nos últimos anos e as condições dos assentados e acampados. A Fetraf PA quer promover audiências públicas com a presença do secretário de segurança pública, procuradores do Incra Nacional e Estadual e juízes da vara agrária.     “A polícia vem agindo fortemente contra os acampados da reforma agrária no Pará. O estado está entre as regiões com maior número de assassinatos envolvendo a defesa pelo direito à terra. Antes tínhamos uma ouvidoria que intermediava estes conflitos e que agora foi extinta pelo atual Governo. Não podemos ficar de braços cruzados com tamanha violência contra famílias que são constantemente ameaçadas e alvejada” explica Lázaro Bento, coordenador de Gestão e Finanças da CONTRAF BRASIL.   Além das diretrizes sobre Reforma Agrária e organização sindical, os agricultores familiares também reafirmaram que as mobilizações contra a PEC 287 – que trata da Reforma da Previdência irão continuar envolvendo não só a categoria, mas também a sociedade, gestores públicos e classe trabalhadora em geral.   Entre as lideranças também estavam presentes, Tião Branco - coordenador de reforma agrária da Fetraf-PA Pará, Neide Oliveira - coordenadora de mulheres da Fetraf-PA, João Batista mais conhecido como Joãozinho - coordenador regional sul da Fetraf-PA e Cláudio Santos da AgroPará.    



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.